4 lições em empreendedorismo de Sara Blakely

3 de setembro de 2018
4 lições em empreendedorismo de Sara Blakely - GettyImages

Empresária dona da Spanxs detém 100% da empresa.

Algum tempo atrás, Sara Blakely foi convidada para uma festa. Naquela época, a empresária vendia máquinas de fax de porta em porta e economizava dinheiro para comprar uma calça branca bem cara. Ela queria usá-la na festa, mas buscava uma aparência perfeita, ou seja, sem marcas de roupas íntimas sob a peça. Para conseguir esse visual, cortou os pés de uma meia-calça e a usou por baixo.

VEJA TAMBÉM: 5 dicas de empreendedorismo do presidente da Cabify

Quando se olhou no espelho, Sara constatou que estava suavemente moldada por aquela roupa íntima. Naquele instante, percebeu que aquele era o tipo de produto que precisava estar disponível para todas as mulheres, independentemente do formato de seus corpos. A empreendedora aplicou sua única reserva em dinheiro – US$ 5.000 – na patente de sua ideia e no projeto do protótipo de sua marca de shapewear, a Spanx.

Hoje, Sara é uma bilionária self-made – com US$ 1,1 bilhão, ocupa a 1.190a posição na lista em tempo real da FORBES. Seu portfólio de produtos – que se expandiu para incluir também roupas de maternidade, leggings e até uma linha Spanx para homens – é vendido em lojas de departamento e está disponível em 65 países. Oprah Winfrey declarou a Spanx como uma de suas “coisas favoritas”, e Sara Blakely é a mais jovem bilionária mulher a ser incluída na lista de bilionários da FORBES.

Empresários que admiram Sara (e certamente há muitos deles) e que se inspiram em sua história podem acompanhar, na galeria de imagens a seguir, algumas das maiores dicas de negócios compartilhadas pela empresária ao longo dos anos: