13 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

22 de novembro de 2018

Os candidatos estão sempre preocupados com as perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de emprego. Eles devem estar prontos para quando o entrevistador pergunta: “Você tem alguma dúvida?”.

VEJA TAMBÉM: 13 dicas para burlar a robotização nos processos seletivos

Antes de mais nada, é preciso analisar cuidadosamente a empresa, sua posição dentro de sua área de atuação, como aparece no noticiário e se ela está em expansão ou não. A pesquisa deve incluir “seguir” os empregados da empresa no LinkedIn para descobrir onde eles estudaram, empregos anteriores, títulos atuais e suas responsabilidades. Pesquise até mesmo sobre as pessoas que trabalharam lá. Quando os funcionários recebem propostas melhores para mudar de emprego, isso significa que os concorrentes vêem a equipe dessa empresa de maneira favorável.

Em seguida, revise a descrição do trabalho e todos os requisitos. Pense em todas as habilidades, histórico, interesses, experiência, educação, credenciais e licenças que você possui e que permitirão que tenha sucesso na função pretendida.

Ao fazer tudo isso, você terá respostas para 90% das perguntas que faria na entrevista. Também estará muito bem preparado para as perguntas que possam ser feitas a você. A conversa fluirá bem e o entrevistador ficará impressionado com o seu conhecimento sobre a vaga em disputa e a empresa.

Com a lição de casa feita, aqui vão algumas dicas.

Como recrutador de executivos, sempre que recebo uma solicitação de uma empresa para procurar um candidato, há um pequeno número de perguntas que faço ao profissional de recursos humanos ou ao gerente de contratação. As perguntas são bastante diretas e estruturadas para que me indiquem claramente as responsabilidades, o tipo perfeito de candidato pretendido, as funções atribuídas à vaga e o potencial de crescimento.

Veja na galeria de fotos abaixo 13 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego: