As 6 mulheres mais importantes da tecnologia

30 de novembro de 2018
Getty Images

Nova lista da FORBES destaca profissionais que estão causando impacto

Na esteira da inauguração da versão europeia da lista, a FORBES anunciou ontem (29) a lista das Mulheres Mais Notáveis da Tecnologia, que coloca os holofotes em 50 profissionais que estão inovando e quebrando barreiras em suas áreas e na indústria da tecnologia em geral.

LEIA MAIS: 10 mulheres mais bem pagas da música em 2018

As 50 líderes femininas vêm de uma ampla variedade de setores, incluindo cibersegurança, tecnologia empresarial e de consumo, jogos, inteligência artificial, aeroespacial e biotecnologia, entre outros. As homenageadas têm posições sólidas em STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática, áreas tradicionalmente dominados por homens. As 50 pioneiras participam ativamente em negócios focados em tecnologia utilizando habilidades que obtiveram por meio da educação formal, do estudo e da experiência pessoal.

“Agora, mais do que nunca, é essencial que continuemos reconhecendo mulheres fortes e dedicadas que estão usando suas habilidades tecnológicas para criar um mundo melhor para as próximas gerações”, diz Parmy Olson, escritora da FORBES Technology. “As homenageadas deste ano têm tudo o que esperamos de uma líder, e, por meio da inovação e da criatividade, causaram um impacto significativo em seus setores.”

A edição 2018 da lista analisou empresas de tecnologia, startups, universidades, agências governamentais e instituições sem fins lucrativos ao redor do mundo e classificou as mulheres de acordo com as seguintes categorias: CEOs globais, fundadoras, engenheiras, inovadoras e “guerreiras”, profissionais que vêem o efeito da tecnologia na equação humana e usam suas habilidades para impulsionar a mudança.

Veja, na galeria de fotos abaixo, seis das 50 mulheres que estão ganhando destaque em suas profissões, dispostas intencionalmente sem um ranking:

Ayanna Howard, 46 anos, é presidente da Escola de Computação Interativa e diretora do Laboratório de Sistemas de Automação Humana do Instituto de Tecnologia da Geórgia, além de cofundadora e chefe de tecnologia do Zyrorobotics, empresa que desenvolve produtos educacionais para crianças. Também faz parte do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.more
Rana el Kaliouby, 40 anos, é cofundadora e CEO da Affectiva, empresa que atua no desenvolvimento de uma solução de inteligência artificial que pode detectar emoções via expressões faciais e inflexões vocais.more
Anne Aaron, 41 anos, é diretora de algoritmos de vídeo para filmes e séries da Netflix.
Sylvia Acevedo, 61 anos, é uma ex-cientista de foguetes que agora atua como CEO das Escoteiras dos Estados Unidos da América.
Mary Lou Jepsen, 53 anos, é cofundadora da OpenWater e ex-executiva do Google, Facebook e Intel.
Joy Buolamwini, 28 anos, é a principal criadora de algoritmos para desenvolver tecnologia de impacto social e fundadora do Algorithmic Justice League - a Liga da Justiça Algorítmica, coletivo que busca combater o preconceito na aprendizagem de máquinas.more