LEIA MAIS: 4 fragrâncias que são a nova sensação entre os homens
Anunciada como “a fragrância absoluta da realeza”, o perfume Le Monde sur Mesure é uma obra de arte extraordinária, uma peça artesanal para ser protegida, exibida e admirada à altura de um quadro raro de Monet, de Picasso ou de um ovo Fabergé imperial — só que mais cheirosa. Assim como os ovos de Páscoa que o joalheiro Carl Fabergé dava de presente para as famílias dos czares russos Alexander III e Nicholas II, o Le Monde sur Mesure é inspirado e projetado para a realeza.
Acessível apenas para clientes VIPs pré-qualificados, o Le Monde sur Mesure vem em frascos robustos e opulentos de 5, 7 ou 10 litros de perfume. Os clientes recebem um suprimento vitalício de sua fragrância personalizada. “Não é garantido que todos que desejarem vão ter”, explica Rançon. “Quem tiver um perfume será muito especial.” O Morreale Paris também vai criar uma fragrância derivada mais acessível, de US$ 300 (aproximadamente R$ 1,1 mil).
Marketing onírico
Parece um sonho. De fato, esse conceito surgiu numa noite de sono. Jean-Pierre Morreale é um descendente franco-belga da nobreza europeia de mil anos atrás. O enigmático empreendedor sonhou certa vez que recebia a visita de um ancestral em trajes tradicionais. O visitante trazia uma mensagem urgente: restaurar o nome da família e a sua grandeza.
VEJA TAMBÉM: Linha de perfume de Kim Kardashian vende US$ 10 milhões em um dia
O Le Monde sur Mesure homenageia a herança da nobreza antiga, mas é dedicado aos membros da realeza moderna — sejam eles o príncipe Harry e a duquesa Meghan, Beyoncé e Jay-Z, Elon Musk, ganhadores da loteria ou influenciadores discretos, como o próprio JP Morreale.
“Ele pensou em criar uma fragrância para os novos reis e rainhas deste mundo”, afirma Maxime Rançon, diretor criativo da Morreale Paris. “Ele quer conectar sua herança aristocrática às pessoas que dominam o mundo hoje.”
Essas fragrâncias especiais são projetadas para incorporar o legado de seus proprietários. É como se, ao abrir o frasco ornamentado, fosse liberada uma essência majestosa, quase como um espírito místico retido na lâmpada de um gênio cravejada de jóias.
E MAIS: 9 dos melhores perfumes masculinos de 2018
“Ele é muito reservado e não quer que as pessoas saibam quem é”, diz Rançon, que já dirigiu campanhas para Louis Vuitton, Evian e Courrèges, marca inventora da minissaia. “Ele é atraído pela ideia de operar nas sombras. Sua família de cavaleiros trabalhou nas sombras de grandes dinastias europeias durante séculos.”
Turnê de luxo
O Le Monde sur Mesure também é uma experiência sob medida, em que clientes VIPs ao redor do mundo são convidados a participar de um processo — selecionando seu estilo de garrafa, aditivos favoritos e testemunhando sua fabricação em primeira mão.
A maioria das propriedades multimilionárias cumpre o teste panorâmico do olho. Agora também há um teste de cheiro. O Le Monde sur Mesure pode até mesmo ser vendido com casas listadas, se os compradores assim escolherem. A segurança será uma prioridade máxima durante o passeio.
“Queremos que as pessoas vejam o Le Monde sur Mesure em um ambiente bonito, e o mercado imobiliário de luxo é um bom par para ele”, afirma Rançon. “Isso não é algo que você vê todos os dias. Quando você cheira a fragrância ou vê o frasco, ele preenche toda a sala — visualmente, como uma escultura dourada ou um ovo Fabergé, mas ainda maior. Parece uma peça que você veria em um museu.”
E TAMBÉM: LVMH ressuscitará prêt-à-porter da Jean Patou
“Achei importante mostrar o universo místico do Le Monde sur Mesure, com o vídeo como um mediador”, diz Rançon, o visionário por trás do trailer provocativo criado para apresentar as instalações de Opus, uma mansão em Beverly Hills. “Há mágica dentro do frasco, e os espíritos de outras gerações desbloqueiam a herança e os ancestrais da marca”.
Desbloqueie a herança, mas feche o Le Monde sur Mesure quando chegar aos Estados Unidos. Se há uma cidade que gosta de ostentação, essa cidade é Los Angeles — a terra da realeza dos filmes de Hollywood e dos grandes sonhos. Mesmo assim, a maioria dos sonhos não cheira nem vende tão bem quanto o perfume.