Atletas nas redes sociais: quão valiosos são Tom Brady e LeBron James
Kurt Badenhausen
7 de agosto de 2019
Craig F. Walker/Getty Images
Tom Brady (acima) é o segundo jogador de futebol americano com mais interações nas redes, perdendo somente para Odell Beckham Jr.
Resumo:
Na lista de atletas mais valiosos nas redes sociais em 2019, os jogadores de futebol lideram os rankings, ocupando os quatro primeiros lugares;
Neymar é o primeiro brasileiro da lista. Ele é o terceiro colocado tanto da lista geral quanto da lista específica dos jogadores de futebol;
Confira abaixo as listas dos oito esportes listados:
O esportista com mais engajamento nas redes sociais atualmente é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, de acordo com a nova lista da Forbes. A revista mediu, em parceria com a empresa Hookit, uma plataforma de análise de redes sociais, o número de interações dos atletas mais populares de diversos esportes.
O futebol é o esporte mas com mais engajamento online tanto na lista específica do esporte como na lista geral de atletas. O brasileiro Neymar ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para Ronaldo e Messi. No geral, a Forbes avaliou esportistas do futebol, tênis, hóquei, beisebol, basquete, golfe, futebol americano e streamers, os jogadores de e-sports como o videogame Fortnite.
No basquete, quem lidera é o jogador LeBron James. Suas 116,3 milhões de interações somam mais que o dobro de interações segundo colocado Stephen Curry, que tem somente 51 milhões.
Já no futebol americano, a disputa segue um pouco mais acirrada. Em primeiro lugar, está o atual jogador do time Cleveland Browns, Odell Beckham Jr., com 66,4 milhões de interações. Ele é seguido por Tom Brady, o quarterback dos New England Patriots, que tem 46,1 milhões de interações.
Conor McGregor é o único atleta que não é jogador de futebol na lista dos Top 7 atletas no geral, o lutador de MMA está em quinto lugar
As redes sociais como um negócio lucrativo
Além de seus patrocinadores, os atletas usam suas redes sociais cada vez mais para promover seus próprios negócios. A tenista Serena Williams, por exemplo, publica vídeos no Instagram comendo refeições da Daily Harvest, serviço delivery de comidas saudáveis que faz parte dos investimentos de risco de Serena, antes de ir ao Met Gala. LeBron James promove a Blaze Pizza aos seus 116 milhões de seguidores. Ele é investidor da rede de pizzarias e é dono de 21 franquias.
LeBron é claramente o líder das redes sociais entre seus colegas da NBA, mas ele tem nova competição em casa. Seu filho Bronny, de 14 anos, já é um jogador de basquete de altamente ranqueado e criou sua conta do Instagram no final de maio. Ele conseguiu 2,9 milhões de seguidores em dois meses.
Para medir o engajamento de cada um, a Hookit usou os números de curtidas, comentários e compartilhamentos dos posts dos atletas nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram durante os seis primeiros meses de 2019.
Aqui estão as listas por esporte dos jogadores com mais engajamento nas redes sociais: