Motor: Primeiro carro totalmente elétrico da Volvo Cars chega ao Brasil

24 de setembro de 2021
Fabio Aro

O XC40 Recharge Pure Electric, da Volvo, teve sua pré-venda esgotada em poucos dias, e é inspirado na já conhecida e premiada versão do SUV

Dirigir um carro de luxo elétrico no Brasil já foi um sonho difícil de realizar. No entanto, o cenário mudou e, apesar de não estarmos no mesmo patamar de infraestrutura de recarga, regulamentação e preço de mercados como o europeu, o chinês e o norte-americano, a eletrificação está cada vez mais presente no mercado nacional.

Os lançamentos de veículos híbridos, bem como os movidos 100% a energia elétrica, são cada vez mais frequentes. A Volvo, seguindo essa tendência, apostou em um modelo que combina, principalmente, sustentabilidade e tecnologia, com a qualidade sueca. O XC40 Recharge Pure Electric, que teve sua pré-venda esgotada em poucos dias, é inspirado na já conhecida e premiada versão do SUV.

LEIA TAMBÉM: Motor: Audi aposta na automação ao apresentar novo carro-conceito elétrico

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e a chegada do modelo elétrico nos coloca em um novo patamar. Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, explica João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Performance

Com 408 hp de potência e 660 N.m de torque, provenientes de dois motores P8 AWD, de tração integral, o mais novo SUV 100% elétrico do mercado brasileiro reafirma o que já está mais do que provado: performance não depende de combustão. Segundo a montadora, o carro conta com uma aceleração de 0 a 100km/h em 4,9 segundos, com limitador de 180km/h.

No que diz respeito à autonomia, tema importante para quem escolhe um veículo elétrico, o modelo oferece um alcance de mais de 400km (WLTP – Worldwide Harmonsined Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga da bateira de 78 kWh. A recarga, por sua vez, pode ser feita através de um wallbox, ou em uma tomada convencional.

Tecnologia a serviço da experiência e da segurança

Um dos grandes destaques do XC40 Recharge Pure Electric é o inédito sistema operacional desenvolvido com o Google, o Google Automotive Services, que integra o carro aos mais diversos recursos do Google. Através de uma interface de navegação simples, o usuário consegue ter uma experiência similar à que utiliza com seu celular, podendo usar ferramentas de reconhecimento de voz e mãos livres para acessar o que desejar, sem perder o foco enquanto dirige. O Google Assistente, por exemplo, pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz.

“A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia, especialmente tratando-se de um modelo elétrico”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.

Outros recursos tecnológicos também contribuem para a segurança do motorista e passageiros, como o Alerta de Tráfego Cruzado (CTA), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA), Sistema de Alerta de Ponto Cego (BLIS) e o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

O novo lançamento da Volvo, o XC40 Recharge Pure Electric, está disponível por R$ 389.950,00 até o final de 2021, e reafirma o compromisso da marca em tornar-se totalmente elétrica até 2030.

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.