A IA tem o potencial de fazer inúmeras melhorias, especialmente no setor financeiro. As instituições financeiras podem identificar padrões e tendências de mercado com análise de dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões de investimentos e a gestão de riscos. A detecção de fraudes também usa IA para analisar comportamentos e transações financeiras, identificando atividades suspeitas e evitando perdas monetárias significativas, oferecendo aos clientes maior segurança e proteção de dados sensíveis.
Outro exemplo de aplicação no setor financeiro é o uso de chatbots que fornecem atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses assistentes virtuais ajudam os clientes a resolver problemas, responder a perguntas comuns e até mesmo realizar transações básicas de forma rápida e eficiente. Isso simplifica a experiência do consumidor e reduz a carga de trabalho dos agentes humanos. Além disso, a IA pode realizar tarefas comuns como análise de crédito, reconciliação de contas e processamento de pagamentos com maior rapidez e precisão e a possibilidade da análise de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para as empresas tomarem decisões estratégicas, preverem tendências e riscos e melhorarem a gestão de riscos financeiros.
Já chatbots personalizados baseados em IA podem reconhecer cada cliente e fornecer suporte personalizado com base em seus dados de histórico de interações, melhorando a relação cliente-empresa. A IA também ajuda na automação de marketing, pois permite que as empresas dividam seus esforços de acordo com as preferências e comportamentos. Como resultado, é possível enviar mensagens extremamente personalizadas, como e-mails, ofertas exclusivas e recomendações, aumentando assim o envolvimento e a conversão.
A Inteligência Artificial está transformando a indústria financeira e a hiperpersonalização do atendimento ao cliente. Ela possibilita automação de marketing personalizada, atendimento ao cliente 24/7, análise de dados mais eficaz e detecção de fraudes mais precisa. Essas aplicações podem melhorar as operações, aumentar a satisfação do cliente e ajudar as empresas a crescerem em diversos setores. Portanto, é essencial que as organizações contemporâneas aproveitem o potencial da IA para se manterem competitivas e obterem vantagens significativas em suas respectivas áreas de atuação.
*Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil