O levantamento foi feito pela agência Live, pela empresa de pesquisa Talk Inc e pelo hub B1ld e apresentado na semana passada em um evento no Learning Village, hub de desenvolvimento de pessoas da HSM. Foram ouvidas 1597 pessoas em todo o território nacional. Desse montante, 64% jogam, 28% já jogaram, mas não jogam mais e 8% nunca jogaram.
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O efeito positivo na mente, apontado por grande parte dos participantes, tem relação com os círculos criados dentro dos jogos: 42% das pessoas de 16 a 26 anos concordam que jogar amplia o círculo de amizades. A conexão profunda que os jogos promovem chegam a virar namoros e até casamentos. Pessoas relatam relações duradouras que nasceram no ambiente online, evoluíram para o físico e se transformaram em relacionamentos para a vida.
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“No estudo, percebemos a importância e o papel do jogar em vários aspectos ligados à saúde mental. Diferentes pessoas usam o momento de jogar como uma ferramenta que ajuda a lidar com questões e problemas do cotidiano e da vida. Isso não é diferente de outras atividades que lidam com o stress e ajudam a desligar, como praticar um esporte ou assistir um filme. Mas a característica que é muito única dos games é seu caráter imersivo e fantasioso, uma combinação que potencialmente tira as pessoas do lugar onde elas estão e as leva para outra realidade”, explica Carla Mayumi, Strategy Lead Da Talk Inc.
O caráter de socialização, segundo ela, também é importante, “pois o jogo acaba sendo uma forma de conviver com amigos e a família, em alguns casos (também pode afastar da convivência familiar). Tivemos também o relato de enfrentar uma morte na família e encontrar nos amigos do jogo um espaço de conforto. Isso é mais forte entre as pessoas que jogam jogos multiplayer, pois os jogos são coletivos, jogados entre pessoas ou grupos.”
Outro recorte importante da pesquisa foi entender por que as pessoas jogam. Foram identificados cinco motivos principais. O primeiro é por Diversão. Em segundo lugar vem a Fantasia como argumento de jogo considerando os games como uma forma importante de fugir da realidade e inserir as pessoas em universos paralelos. O Jogo por si só também é um argumento para atrair as pessoas, bem como a estratégia, a competição e o nível de dificuldade.
Conhecimento também aparece como uma motivação importante das pessoas que jogam. Elas admitem que usam as plataformas para ficar por dentro de novidades e aprender novos idiomas. Socialização, que se resume a fazer amigos e participar de comunidades é outro elemento fundamental para os jogadores.