Sugar crush, nativos e discretos: veja quem são os gamers brasileiros

16 de agosto de 2023

Seis em cada 10 pessoas que jogam concordam que existe uma linguagem própria, quase um idioma que só eles entendem

O Brasil tem um número cada vez maior de gamers engajados e que encaram os jogos como algo além do entretenimento. A constatação é da pesquisa “Mundo Infinito dos Games”, produzida pela agência Live, pela empresa de pesquisa Talk Inc e pelo hub B1ld e apresentada no final de julho no Learning Village, hub de desenvolvimento de pessoas da HSM. Foram ouvidas 1.597 pessoas em todo o território nacional.

Leia também:

Seis em cada 10 jogadores concordam que existe uma linguagem própria, quase um idioma que só os gamers entendem. Por sua vez, 42% das pessoas de 16 a 26 anos concordam que jogar amplia o círculo de amizades. A conexão entre pessoas que os jogos promovem faz nascerem amizades, namoros e até casamentos. Pessoas relatam relações duradouras que nasceram on-line, evoluíram para o físico e se transformaram em relacionamentos para a vida.

Confira 6 perfis do gamer brasileiro:

O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA Ambev e Nubank lançam projeto inédito para o público gamer A Ambev uniu-se ao Nubank para criar o projeto Good Game WP, que tem o objetivo de ser uma das maiores iniciativas para o público gamer do país. O circuito vai de agosto a dezembro, com conteúdos exclusivos produzidos para a Twitch e o YouTube e campeonatos online. Serão abordados os principais lançamentos, tendências gamers, jogos retrô e tudo sobre o ecossistema gamer: cosplays, HQs, jogos de tabuleiro, filmes e produtos. A programação trará, ainda, campeonatos de LoL, CS:GO, Free Fire e Valorant, com premiação de R$ 200 mil em dinheiro e a transmissão de um grande show após as finais.more
Garena Free Fire logo displayed on a phone screen is seen in this illustration photo taken in Krakow, Poland on January 23, 2022. (Photo by Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images)
Desenvolvedora de videogames norte-americana ofereceu papéis da Glu por US$ 12,5

Leia também:

Um dos principais recortes da pesquisa foi entender por que as pessoas jogam. Foram identificados cinco motivos principais. O primeiro é por Diversão. Em segundo lugar vem a Fantasia como argumento de jogo considerando os games como uma forma importante de fugir da realidade e inserir as pessoas em universos paralelos. O Jogo por si só já é um argumento para atrair as pessoas, bem como a estratégia, a competição e o nível de dificuldade.

Conhecimento também aparece como uma motivação importante das pessoas que jogam. Elas admitem que usam as plataformas para ficar por dentro de novidades e aprender novos idiomas. Socialização, que se resume a fazer amigos e participar de comunidades é outro elemento fundamental para os jogadores.