Madonna surpreendeu o mundo com o anúncio de uma nova turnê mundial, a Celebration Tour, no início de 2023. Essa é a décima segunda da artista, que completou 40 anos de trajetória também no ano passado. A rainha do pop, como é apelidada pela indústria musical, nunca deixou que as normas sociais a impedissem de realizar projetos inovadores para o seu tempo. Por isso, ela permanece como uma das artistas mais influentes da história.
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Com sua participação no comercial em celebração aos 100 anos do Itaú Unibanco, o pioneirismo não ficou de lado. Ela foi a primeira artista escolhida para assumir a direção de um anúncio da marca. “Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem. Mas minha luz nunca se apagará. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”, declara Madonna no roteiro autoral que foi ao ar em dezembro de 2023.
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Além do roteiro, a artista selecionou cada detalhe das cenas, incluindo o local, figurino, música e a escolha do diretor Jonas Åkerlund, que também dirigiu seu premiado videoclipe “Ray of Light”.
“Quando uma escolha assim é feita, a marca precisa de coragem para abraçar o que é verdadeiro no artista”, comenta Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. A estreia do novo comercial será nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, durante o intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo.
Primeira vez do Itaú Unibanco
É a primeira vez que um filme do Itaú Unibanco é criado e dirigido por um artista. “Madonna é reconhecida mundialmente por seu talento, seu espírito ousado e sua autenticidade. Tê-la conosco, com todos esses atributos, durante o processo criativo, trouxe ainda mais força à comunicação dos 100 anos do Itaú, que celebra precisamente a relevância do legado e a construção do futuro”, acrescenta Thaiza.
O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative. “Procuramos Madonna pela sua carreira inovadora, pela sua capacidade de atravessar gerações e permanecer sempre contemporânea”, conclui Alexandre Peralta, co-CCO da Africa Creative.
Confira o comercial completo:
Veja sete aspectos da carreira de Madonna que comprovam seu caráter revolucionário na indústria do entretenimento:
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Getty Images 1. A promoção do próprio sucesso
Quando se mudou para Nova York, Madonna juntou dinheiro para pagar a faculdade de dança e se apresentou com a banda The Breakfast Club – após aprender a tocar instrumentos por conta própria. Logo ao deixar a banda para tocar outros estilos de música, a cantora levou algumas de suas composições a o DJ Mark Kamin, que tocava em uma boate nova iorquina, e o convenceu a tocar o single “Everybody” ao público, que reagiu positivamente à música. O sucesso do single nas danceterias levou Madonna a assinar um contrato de gravação com a Sire Records, pela qual lançou seu primeiro álbum.
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Getty Images 2. Carreira múltipla: sucesso na atuação
Além de 14 álbuns e 13 turnês, Madonna também trabalhou como atriz, tendo participado em 26 filmes de longa-metragem como atriz, diretora ou produtora executiva. Um dos mais famosos deles, “Evita”, no qual ela interpretou a popular ex-primeira dama argentina Eva Perón, lhe trouxe um prêmio Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e uma indicação de Melhor Atriz no Oscar. Outros sucessos da artista foram “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985), no qual ela é a protagonista, “Uma Equipe Muito Especial” (1991), que conta a história verdadeira do primeiro time feminino de baseball dos EUA, e “Quem é esta garota?”.
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Getty Images 3. O começo de um pop feminino transgressor
Ao longo de sua carreira, a cantora protagonizou polêmicas por suas músicas e videoclipes carregados de sexualidade, símbolos religiosos e críticas à opressão feminina. Uma das mais marcantes foi uma apresentação da música “Like a Virgin” no MTV Music Awards em 1984, na qual ela aparece de vestido de noiva e cuja coreografia que foi considerada excessivamente sexualizada para a época.
Em 1989, o lançamento do clipe da música “Like a Prayer”, também foi criticado, principalmente pela cantora usar imagens religiosas de forma controversa – a canção chegou, inclusive, a fazer parte de um comercial da Coca-Cola que foi banido. Entretanto, a música ficou em primeiro lugar mundialmente e foi considerada pela Rolling Stone como uma das 500 melhores músicas de todos os tempos.
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Getty Images 4. Parcerias com artistas de gerações mais jovens
Madonna remontou a sua performance de “Like a Virgin” do MTV Awards de 1984 com Britney Spears e Christina Aguilera nos prêmios de 2003 – que ficou conhecido pelo beijo que ela deu nas duas artistas. Na sua trajetória musical, a cantora já produziu músicas com Prince, Abba, Britney Spears, Justin Timberlake, Dua Lipa, Ricky Martin, entre outros artistas. No seu último álbum lançado em 2019, o “Madame X”, ela contou com a colaboração de diversos artistas internacionais, como Anitta, Maluma e Swae Lee.
Na sua turnê “Celebration”, ela toca com o seu filho e também músico David Banda, além de fazer homenagens às suas antigas parcerias musicais.
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Getty Images 5. Ativismo mão na massa
Madonna atuou como ativista pela erradicação da pobreza em países em desenvolvimento, tendo criado a “Raising Malawi” para levar recursos a crianças órfãs do Malawi – onde também adotou as suas filhas, Esther e Stella. Hoje, a organização criada em 2006 tem projetos de educação, saúde e de assistência para jovens do país africano.
Além disso, sempre apoiou as pautas da população LGBT+ contra a marginalização e a desigualdade de direitos dessas pessoas. Ela ainda se levantou contra a discriminação de pessoas que contraíram o vírus do HIV no auge da epidemia de Aids em muitos países pelo mundo. Na turnê que começou neste domingo (15), a cantora homenageou Freddie Mercury e outras vítimas da doença. Outras questões nas quais Madonna atua são o combate ao racismo, a proteção ao meio ambiente e aos animais – ela, inclusive, é vegetariana – e a emancipação de mulheres.
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Getty Images 6. Não conformidade às normas da moda
O estilo de Madonna, desde o início da sua carreira em 1980, foi inspirado na transgressão e no adiantamento de tendências da moda, não se conformando aos padrões já estabelecidos no ramo. No começo, a cantora foi referência do estilo punk com roupas pretas, meia arrastão e itens de renda. Depois, ela transitou de estilo gótico e country a cabelo platinado e bodys com os seis pontudos. Um dos seus looks mais icônicos foi na apresentação da música “Vogue” no MTV Awards de 1990, na qual se vestiu de Maria Antonieta com um vestido clássico gigante. Ela ainda desafiou as definições de gênero na moda, usando cabelo curto e alfaiataria, que era predominantemente masculina na época.
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Getty Images 7. 40 anos de carreira, 14 álbuns e 10 turnês
Mesmo perdendo recentemente o posto de turnê mais lucrativa de uma mulher para Taylor Swift e Beyoncé, Madonna foi uma das artistas que mais arrecadou com a sua turnê “Sticky & Sweet” de 2008 e 2009, fazendo US$ 400 milhões. Ela é também uma das artistas femininas com o maior número de músicas a chegar na primeira posição das paradas da Billboard, com 12 singles.
Ao longo da sua carreira musical, ela já ganhou 25 indicações ao Grammy e 20 prêmios do MTV Music Awards. A Forbes estima a fortuna de Madonna em US$ 580 milhões, mas projeta que ela tenha arrecadado, em toda a sua trajetória na música, US$ 1,2 bilhão, sendo uma das cantoras pop mais bem sucedidas da história.
1. A promoção do próprio sucesso
Quando se mudou para Nova York, Madonna juntou dinheiro para pagar a faculdade de dança e se apresentou com a banda The Breakfast Club – após aprender a tocar instrumentos por conta própria. Logo ao deixar a banda para tocar outros estilos de música, a cantora levou algumas de suas composições a o DJ Mark Kamin, que tocava em uma boate nova iorquina, e o convenceu a tocar o single “Everybody” ao público, que reagiu positivamente à música. O sucesso do single nas danceterias levou Madonna a assinar um contrato de gravação com a Sire Records, pela qual lançou seu primeiro álbum.