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A entidade paulista de defesa do consumidor pediu que as empresas respondam por quais canais está sendo ofertado o cadastro no PIX, mostrem como recebem aval dos clientes para registro e como eles podem cancelá-lo, entre outras ações. As companhias receberam prazo de 72 horas para responder.
A notificação ocorre dias após o Banco Central ter revelado uma lista das instituições com maiores volumes de pedidos de registro no PIX, o sistema instantâneo e ininterrupto de transferências bancárias, que entrará em vigor em novembro.
Segundo o BC, mesmo detendo uma base de clientes muito inferior do que as dos maiores bancos de varejo, Nubank e Mercado Pago juntos lideraram o ranking com folga, com mais de 12 milhões de chaves registradas, de um total de cerca de 30 milhões no país.
Em nota, o Nubank afirmou que todas as chaves foram cadastradas com autorização dos clientes, que isso está documentado e que em um universo de mais de 6 milhões de pessoas com chaves cadastradas, recebeu só duas reclamações. “Essas pessoas foram contatadas e apresentamos com sucesso as evidências de que haviam, sim, dado autorização”, afirmou.
Também em nota, o Mercado Pago disse que seu processo de cadastro das chaves PIX está dentro das regras do Banco Central, respeitando o aval prévio dos clientes. Segundo a companhia, braço financeiro do Mercado Livre, até agora identificou que apenas 0,01% dos mais de 4,5 milhões de cadastros de chaves realizados motivou dúvidas ou reclamações de usuários.
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