Robinhood pagará US$ 70 milhões por prejudicar clientes e falhas de supervisão, diz regulador

30 de junho de 2021
NurPhoto/Getty Images

As práticas da startup online têm sido observadas de perto por órgãos reguladores

A corretora online Robinhood Financial foi condenada a pagar US$ 70 milhões por “falhas sistêmicas de supervisão” e por causar “danos relevantes” a milhões de clientes com informações enganosas ou falsas e por interrupções de serviços, afirmou o regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos, hoje (30).

A empresa pagará US$ 12,6 milhões em restituição a milhares de clientes, além de uma multa de US$ 57 milhões, a mais recente sanção financeira emitida pela Finra (Autoridade Reguladora da Indústria Financeira, em português), disse o órgão.

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As práticas da startup online, creditada por ajudar a popularizar o negócios com ações entre millennials, têm sido observadas de perto por órgãos reguladores. As autoridades também avaliam que a empresa esteja ajudando a alimentar a mania de “ações de memes”, já que investidores de varejo que falam sobre estes papéis nas redes sociais também utilizam o aplicativo da Robinhood.

A decisão de hoje diz respeito a problemas da Robinhood que remontam desde setembro de 2016, disse a Finra. A investigação descobriu que a Robinhood, de maneira negligente, deu informações falsas e enganosas a clientes em certos momentos, expondo-os a ferramentas excessivamente arriscadas e falhou com os usuários quando seus serviços sofreram múltiplas interrupções.

Em um caso, um cliente da Robinhood se suicidou após ficar confuso com mensagens na plataforma e ver um saldo negativo impreciso em sua conta, disse a Finra.

Desde o começo de 2020, a Robinhood tem revisado seus procedimentos de supervisão e comunicação. Isso inclui conduzir análises mensais de contas, mais apoio aos clientes e contratação de advogados que trabalharam com reguladores governamentais, disse a companhia.

“Estamos felizes por deixar esse assunto para trás e olhar para a frente, continuando a focar em nossos clientes e na democratização do mercado financeiro para todos”, disse um porta-voz da empresa.

Em uma decisão separada em dezembro, a Robinhood concordou em pagar US$ 65 milhões à SEC (Comissão de Valores Mobiliários) para resolver acusações de que enganou clientes a respeito das suas fontes de receita. (Com Reuters)

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