No Forbes Radar de hoje (20), começa a temporada de balanços financeiros. O IBM teve lucro líquido no 2º trimestre de US$ 1,33 bilhão, queda de 2,2% comparado com o mesmo período do ano passado (US$ 1,36 bilhão). Nesta terça-feira também será anunciado os resultados da Neoenergia e da Indústrias Romi.
Já a Gafisa lançou quatro empreendimentos no segundo trimestre de 2021 com valor total de R$ 809 milhões – no ano passado, nenhum empreendimento foi feito devido ao surto do coronavírus, e a produção de minério de ferro da Vale atingiu 75,6 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2021, alta de 11,3% em relação a 2020.
JSL (JSLG3)
A JSL afirmou ontem (19) que continuará executando sua agenda de aquisições, parte delas já em processo de negociação, após negativa da rival Tegma para a proposta de combinação de negócios das empresas de logística.
Na última sexta-feira (16), a Tegma comunicou que seu conselho de administração decidiu por unanimidade rejeitar a oferta da JSL, que incluía pagamento de R$ 989 milhões aos acionistas da Tegma, além de 49,4 milhões de novas ações da JSL.
A JSL informou em fato relevante nesta segunda-feira que no prazo de 15 dias não foi convidada a se reunir com a Tegma e seus assessores para apresentar, em detalhes, os méritos da operação e potenciais sinergias. A empresa também acrescentou que não houve oportunidade para demonstrar o preço justo das ações da JSL que seriam dadas como parte relevante do pagamento.
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IBM (IBMB34)
A IBM divulgou ontem (19) uma receita trimestral acima do esperado por analistas, impulsionada por investimentos de clientes em computação em nuvem e consultoria.
O lucro líquido caiu para US$ 1,33 bilhão, US$ 1,47 por ação, ante US$ 1,36 bilhão, ou US$ 1,52 por papel registrados um ano antes.
O faturamento total subiu 3%, a US$ 18,75 bilhões, superando expectativa média de analistas de US$ 18,29 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
Vale (VALE3)
A produção de níquel somou 15.048 toneladas, abaixo das 18.701 toneladas de um ano antes e 150 tonelada abaixo do primeiro trimestre.
“O volume de produção do segundo trimestre de 2021 foi mais baixo… principalmente devido às diversas manutenções planejadas executadas nas instalações processadoras”, disse a empresa.
A produção total de níquel no primeiro semestre foi de 30.246 toneladas, queda de 16,7%, um recuo que a empresa também atribuiu a uma manutenção não planejada e ao menor teor de níquel do primeiro trimestre. A companhia não deu mais detalhes.
A mineradora também informou que descontinuou suas estimativas para a produção média de níquel no período de 2021 a 2023 e para a produção de cobre em 2021, conforme fato relevante divulgado ao mercado.
A companhia disse que os “guidances” estão em revisão devido às incertezas relativas ao prazo para a retomada da produção nas operações de Sudbury, no Canadá, e à implementação de processos de segurança e manutenção nos ativos de Sossego e Salobo.
A manifestação ocorreu pouco depois de a Vale publicar seu relatório de produção do segundo trimestre de 2021, no qual já indicava que as previsões de produção de cobre e níquel estariam sob revisão.
Via Varejo (VVAR3)
O conselho de administração da Via Varejo aprovou a destinação de R$ 300 milhões de capital próprio para crédito pessoal por meio do seu banco digital banQi para 2021, anunciou a companhia ontem (19).
A empresa também disse que poderá buscar outras formas de financiamento para o produto, como fundos de investimentos em direitos creditórios.
Em fato relevante à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Via Varejo disse ainda que possui limites pré aprovados para clientes estimados em aproximadamente R$ 16 bilhões para crédito pessoal e R$ 42,5 bilhões em crediário.
Também afirmou que possui uma lista de 250 mil interessados no novo produto de crédito pessoal, considerando a base de clientes pré-aprovados no crediário.
B3 (B3SA3)
Outras duas mudanças será a redução de empresas que estão no ISE e precisam estar entre as 200 mais líquidas listadas na bolsa.
Oi (OIBR3)
A Oi divulgou seu plano estratégico para 2022 a 2024. A companhia pretende chegar a 8 milhões de casas conectadas com fibra ao final de 2024, implicando em um crescimento anual de 31%. A receita média estimada por casa em 2024 é de R$ 94 por mês, um aumento anual médio de 11%.
A companhia também informou que pretende dividir suas operações em quatro grandes entidades, sendo: a Nova Oi, que incorpora a Telemar e a Oi Móvel, ficará responsável pelos mercados B2C e PME; a InfraCo, empresa que concentra os ativos de fibra óptica da Oi, será responsável pelo atendimento ao mercado de atacado; a Serede, que continuará com operação de campo; e a Tahto, que atua na área de relacionamento e atendimento a clientes via call center.
Gafisa (GFSA3)
A Gafisa informou que lançou quatro empreendimentos no segundo trimestre de 2021 com valor total de R$ 809 milhões. entre abril e junho do ano passado, a Gafisa não fez nenhum lançamento devido à pandemia.
Carrefour Brasil (CRFB3)
Stéphane Maquaire assume a presidência da segunda maior operação do Carrefour no mundo, sucedendo Noël Prioux.
A mudança ocorre em 1º de setembro. Nos próximos meses, Noël e Stéphane estarão juntos no processo de transição, com Noel como diretor executivo da América Latina até o final deste ano.
No período, elevou substancialmente o índice de satisfação dos clientes e o Carrefour Argentina consolidou sua posição de liderança no país, com significativo ganho de participação de mercado nos anos de 2019, 2020 e 2021. Stéphane também desempenhou papel-chave na a aceleração do e-commerce na Argentina.
O executivo tem ampla experiência no varejo, tendo atuado como CEO em companhias como Monoprix, Vivarte e Manor.
Dotz (DOTZ3)
“Por mais que os meios de pagamento estejam se digitalizando, muitos consumidores ainda precisam solicitar cartões via telemarketing e, mesmo em plataformas online, aguardar horas ou até mesmo dias para ter resposta da aprovação de crédito. O diferencial da Dotz é possibilitar que tudo seja feito em poucos minutos utilizando-se do grande conhecimento do perfil e comportamento de compra de seus clientes” explica Rafael Kirsneris, Head de Cartões da Dotz.
Os chamados cartões co-branded, frutos de parcerias entre grandes companhias e instituições financeiras, possuem outros diferenciais em relação a um cartão de crédito comum. No caso do cartão Dotz, todos os gastos valem pontos, que são acumulados automaticamente.
Sendas Distribuidora (ASAI3)
A operação contempla a venda de um imóvel já construído e de outros quatro terrenos, sobre os quais serão realizadas obras de construção e desenvolvimento imobiliário. O valor total da operação foi de R$ 364 milhões.
Shell (RDSA34)
A petroleira Royal Dutch Shell confirmou hoje (20) que vai recorrer de uma decisão judicial na Holanda que determinou que a companhia acelere suas metas de redução de emissões de carbono.
A Shell já havia indicado anteriormente que apelaria da decisão de 26 de maio, que ordenou a empresa a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030, com base nos níveis de 2019, em processo significativamente mais rápido do que o planejado pela petroleira.
“Concordamos que uma ação urgente é necessária e vamos acelerar nossa transição para emissões líquidas zero”, disse o presidente-executivo da Shell, Ben van Beurden, em comunicado publicado nesta terça-feira.
“Mas vamos recorrer porque uma decisão judicial, contra uma única empresa, não é eficaz. O que é necessário são políticas claras e ambiciosas que irão gerar mudanças fundamentais em todo o sistema de energia.”
Fras-le (FRAS3)
BR Distribuidora (BRDT3)
Petrobras Distribuidora informou que está listada pelo segundo ano consecutivo no índice FTSE4Good.
Criada pela FTSE Russell o índice tem como objetivo identificar as empresas que demonstram robustas práticas ambientais, sociais e de governança em relação a padrões reconhecidos internacionalmente.
(Com Reuters)
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