A companhia, controlada pelo Alibaba, freta semanalmente 80 voos no mundo para transportar as mercadorias compradas por clientes do AliExpress em cerca de 220 países, disse o presidente do marketplace no Brasil, Yan Di, a jornalistas.
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O executivo, que está há duas décadas no Brasil, afirmou que desde que a empresa lançou em agosto a opção de lojistas brasileiros venderem produtos na plataforma os resultados “superaram as expectativas”. As categorias de vestuário, eletrônicos, casa e beleza são os principais destaques da operação entre vendedores locais, disse ele.
A AliExpress promove atualmente a campanha promocional “11/11”, conhecida na China como “Dia do Solteiro”, enquanto rivais locais como Americanas e Magazine Luiza estão anunciando promoções de antecipação à Black Friday, que ocorre na última sexta-feira (26) deste mês.
Além da oferta de frete gratuito para “grande parte” das encomendas, Yan afirmou que a AliExpress está permitindo devolução local dos produtos comprados por consumidores brasileiros, além de descontos nas mercadorias.
A diretora comercial do AliExpress no Brasil, Viviane Almeida, afirmou que atualmente a empresa cobra comissão de 5% a 8% dos vendedores. “Isso é um grande passo para o vendedor se interessar por nossa plataforma”, disse a executiva.
Segundo Yan, o sexto voo contratado pelo AliExpress para atender aos usuários da plataforma no Brasil não foi acertado apenas para atender o período promocional do 11/11, mas refeltindo a tendência de crescimento dos negócios no país.
“Queremos continuar a aprimorar a experiência do usuário… conversando com ‘players’ estratégicos deste mercado, incluindo Correios…estamos olhando e planejando nossa própria infraestrutura”, disse o Yan. “A tendência atual é cada um caprichar em sua própria infraestrutura ou olhar para alternativas de compartilhamento. Estamos conversando”.