Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Ibovespa abre em queda com aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara

Ibovespa abre em queda com aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara

Dólar recua de olho nas decisões do Fomc nos EUA

Vitória Fernandes
15/12/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

O Ibovespa opera em queda de 0,20% na abertura do pregão de hoje (15), a 106.650 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Os investidores seguem de olho nas repercussões da aprovação do texto da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. No cenário internacional, as atenções estão voltadas para o último dia de reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto), que deve ditar os próximos movimentos do banco central norte-americano.

O dólar recua 0,26% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 5,6790.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal da nova PEC dos Precatórios, que inclui os trechos que estavam pendentes de consenso entre as duas casas do Congresso e que não puderam ser promulgados na semana passada.

Dentre os pontos analisados pela Câmara estão a atribuição de caráter permanente ao programa Auxílio Brasil, a vinculação do espaço fiscal a ser aberto com as mudanças no pagamento dos precatórios à seguridade social e ao novo programa social, e ainda o limite para a quitação dessas dívidas.

O texto já aprovado ainda pode ser alterado por emendas, destacadas para votações separadas. Depois, a proposta de emenda à Constituição (PEC) ainda precisará passar por um segundo turno de votação e, caso não seja alterada, poderá seguir à promulgação.

Na agenda macroeconômica, o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) caiu 0,14% em dezembro sobre novembro, quando havia subido 1,19%, e acumulou alta de 17,30% em 2021, impulsionado por aumentos de preços em produtos cujas safras foram afetadas pela seca.

A queda do índice no mês ficou abaixo do recuo de 0,50% esperado por analistas consultados pela Reuters. Em dezembro de 2020, o índice havia subido 1,97%, com elevação de 24,16% em 12 meses.

Em dezembro de 2021, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) –componente de maior peso no IGP-10– caiu 0,51%, depois de alta de 1,31% em novembro.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central-Brasil (IBC-Br) caiu 0,40% em outubro sobre setembro, com dados ajustados sazonalmente, informou o Banco Central. A queda foi mais forte do que a de 0,20% prevista por analistas em pesquisa da Reuters.

No trimestre móvel até outubro, o IBC-Br recuou 0,94%. Sobre o mesmo mês de 2020, houve baixa de 1,48%.

Mercados internacionais

Nos Estados Unidos, termina hoje a reunião do Fomc. Ainda que os juros americanos sejam mantidos em níveis historicamente baixos, o mercado acredita que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, vai acelerar a retirada de estímulos à economia do país.

“Precisamos ter atenção às decisões de hoje do Fomc. Podemos ter uma subida de juros, dado que a tendência é para uma visão mais dura do que acomodadora, ou seja, se o Fed entender que não precisa ser tão duro e rápido na subida das taxas, o mercado mundial pode ter um momento de alívio”, avalia Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

Por lá, os investidores também acompanham os dados de vendas de varejo, que serão divulgados nesta manhã.

Na Ásia, as ações da China terminaram em queda nesta quarta-feira, com empresas de saúde em baixa. A movimentação se deve a preocupações de que os Estados Unidos coloquem algumas empresas de biotecnologia em listas negras de investimento e exportação.

A produção das fábricas da China cresceu mais rapidamente do que o esperado em novembro, apoiada por uma alta na produção de energia e moderação nos preços das matérias-primas. As vendas no varejo, no entanto, caíram conforme novos surtos de Covid-19 atingiram a segunda maior economia do mundo.

Os dados, juntamente com uma desaceleração no crescimento do investimento, sublinham os persistentes ventos contrários que a economia enfrenta, o que já levou autoridades do governo neste mês a aumentar o apoio.

“A economia permaneceu bastante fraca em novembro”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

O Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 0,91%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 0,57%. Já na China continental, o índice Shanghai perdeu 0,38%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 0,10%.

Na Europa, a inflação da Espanha permaneceu em uma máxima de 29 anos em novembro, pelo segundo mês consecutivo. Ela foi impulsionada pelos preços dos alimentos e dos combustíveis, mostraram dados mensais finais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os preços ao consumidor espanhol aumentaram 5,5% no comparativo anual em novembro, ritmo mais rápido desde 1992, de acordo com dados finais do INE, acima da taxa de 5,4% em outubro.

A inflação britânica atingiu seu ponto mais alto em mais de dez anos em novembro, saltando para 5,1% e potencialmente perturbando o Banco da Inglaterra (BoE) um dia antes de o banco central do país anunciar se aumentará as taxas de juros pela primeira vez desde o colapso causado pela Covid-19.

A pressão sobre os preços de uma ampla gama de bens de consumo e serviços –mas especialmente gasolina, roupas e calçados– está por trás do aumento da inflação em seu nível mais alto desde setembro de 2011, disse o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido.

Às 10h10, o Stoxx 600 ganhava 0,46%; na Alemanha, o DAX sobe 0,35%; o CAC 40 em alta de 0,71% na França; na Itália, o FTSE MIB sobe 0,60%; enquanto o FTSE 100 tem valorização de 0,16% no Reino Unido.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • ações
  • empresas
  • Ibovespa

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

Últimas Notícias

  • ibovespa

    Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

  • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

    Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

  • Divulgação/CVC

    CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

  • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

    Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

  • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

    Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

  • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

    Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.