O estudo indica que o número mínimo de unidades para ingresso na lista subiu 29% em 2021 na comparação com o ano anterior. “As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
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A rede Cacau Show vem logo atrás do Boticário e ocupa o segundo lugar do ranking. As franquias de chocolates cresceram 19,2% no período. No terceiro lugar está o McDonald’s, que registrou 0,7% de expansão.
Estreante no ranking, a rede Gazin Semijóias, do segmento de Moda, figurou em 4º lugar, com 2.083 unidades. A Ortobom retornou ao top 50 de 2021 e alcançou a 5ª posição. Prudential, Splash e Sorridents são exemplos de franquias que apareceram no ranking pela primeira vez.
A lista mostra que o segmento de Serviços e Outros Negócios foi o que mais expandiu sua participação no top 50 – ele respondem por 15% das franquias do ranking, ante 10% em 2020. Segundo a ABF, a adoção dos novos formatos digitais pelas redes de franquias é um dos fatores por trás desse crescimento.
O levantamento também indica que as operações em loja tradicional caíram de 90% para 82%, enquanto outros formatos – que incluem home based, unidades móveis e quiosques – cresceram de 10% para 18%.
Já o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71%, enquanto as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, de 2% para 12%.
“Ainda que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, afirma Friedheim.