Top 50 maiores franquias do Brasil: O Boticário lidera ranking da ABF

16 de fevereiro de 2022
Divulgação

Com 3.652 unidades, O Boticário se manteve na liderança

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou hoje (16) o ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil em 2021 por número de unidades. Com 3.652 filiais, O Boticário manteve a liderança do ranking conquistada em 2020 – foram 825 a mais que o segundo lugar.

O estudo indica que o número mínimo de unidades para ingresso na lista subiu 29% em 2021 na comparação com o ano anterior. “As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

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Além disso, o número de redes que contam com mais de mil unidades passou para 21, ante 16 no ano anterior. Dessas, 46 são brasileiras e 43 têm sede no Sudeste.

A rede Cacau Show vem logo atrás do Boticário e ocupa o segundo lugar do ranking. As franquias de chocolates cresceram 19,2% no período. No terceiro lugar está o McDonald’s, que registrou 0,7% de expansão.

Estreante no ranking, a rede Gazin Semijóias, do segmento de Moda, figurou em 4º lugar, com 2.083 unidades. A Ortobom retornou ao top 50 de 2021 e alcançou a 5ª posição. Prudential, Splash e Sorridents são exemplos de franquias que apareceram no ranking pela primeira vez.

A lista mostra que o segmento de Serviços e Outros Negócios foi o que mais expandiu sua participação no top 50 – ele respondem por 15% das franquias do ranking, ante 10% em 2020. Segundo a ABF, a adoção dos novos formatos digitais pelas redes de franquias é um dos fatores por trás desse crescimento.

O segmento de Alimentação permaneceu na liderança: ele corresponde a 33% das redes de franquias apresentadas pelo ranking.

O levantamento também indica que as operações em loja tradicional caíram de 90% para 82%, enquanto outros formatos – que incluem home based, unidades móveis e quiosques – cresceram de 10% para 18%.

Já o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71%, enquanto as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, de 2% para 12%.

“Ainda que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, afirma Friedheim.

Confira as dez maiores redes de franquias, segundo o levantamento da ABF:

1. O Boticário Número de unidades: 3.652 Crescimento em 2021: 0,9% Posição no ranking de 2020: 1º lugar
2. Cacau Show Número de unidades: 2.827 Crescimento em 2021: 19,2% Posição no ranking de 2020: 3º lugar
3. McDonald’s Número de unidades: 2.585 Crescimento em 2021: 0,7% Posição no ranking de 2020: 2º lugar
4. Gazin Semijoias Número de unidades: 2.083 Crescimento em 2021: - Posição no ranking de 2020: Não constava
5. Ortobom Número de unidades: 2.078 Crescimento em 2021: - Posição no ranking de 2020: Não constava
6. Pit Stop Skol Número de unidades: 1.880 Crescimento em 2021: 0,8% Posição no ranking de 2020: Não constava
7. Subway Número de unidades: 1.862 Crescimento em 2021: -0,1% Posição no ranking de 2020: 4º lugar
8. am/pm Número de unidades: 1.841 Crescimento em 2021: 2,1% Posição no ranking de 2020: 5º lugar
9. Seguralta Número de unidades: 1.682 Crescimento em 2021: 26,9% Posição no ranking de 2020: 9º lugar
10. Lubrax+ Número de unidades: 1.668 Crescimento em 2021: 0,2% Posição no ranking de 2020: 6º lugar