“As fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro agora. Ok? É realmente como um rugido gigante, que é o som de dinheiro pegando fogo”, disse Musk, em entrevista aos Proprietários de Tesla do Vale do Silício, uma clube oficial reconhecido pela Tesla, em Austin, Texas.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Musk disse que a fábrica da Tesla no Texas produz um número “pequeno” de carros por causa dos desafios em aumentar a fabricação de suas novas baterias “4680” e à medida que as peças para produção de baterias convencionais 2170 estão “presas no porto da China”.
“Isso tudo vai ser consertado muito rápido, mas requer muita atenção”, disse ele.
O bilionário afirmou que a fábrica em Berlim está em uma “posição um pouco melhor”, porque começou usando as tradicionais baterias 2170 para veículos construídos no local.
Buscando ‘não ir à falência’
A Tesla planeja suspender a maior parte da produção na fábrica em Xangai durante as duas primeiras semanas de julho para uma atualização do local visando aumento de fabricação, de acordo com um memorando interno visto pela Reuters.
“Os últimos dois anos foram um pesadelo absoluto de interrupções na cadeia de suprimentos, uma coisa após a outra, e ainda não estamos fora disso”, disse Musk.
A grande preocupação de Tesla, disse ele, é “como mantemos as fábricas operando para que possamos pagar as pessoas e não falir?”
A Tesla iniciou a produção nas fábricas de Berlim e Texas no começo do ano, ambas críticas para as ambições de crescimento da principal fabricante de carros elétricos do mundo.
Musk disse esperar que a Tesla inicie a produção de picapes elétricas Cybertruck, que foi adiada, em meados de 2023.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram