PIB do Japão cai menos no 1º tri do que o calculado antes com consumo mais forte

8 de junho de 2022

 

Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) – A economia do Japão encolheu um pouco menos do que inicialmente calculado no primeiro trimestre uma vez que o consumo privado permaneceu resiliente diante do ressurgimento das infecções de Covid-19 e as empresas reconstruíram seus estoques, compensando uma queda nos gastos empresariais.

Embora a contração mais lenta seja uma boa notícia para as autoridades que esperam que a economia retorne ao crescimento neste trimestre, as persistentes rupturas na cadeia de abastecimento continuam sendo um risco para o ímpeto econômico no segundo trimestre.

Os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Escritório do Gabinete nesta quarta-feira mostraram que a economia do Japão encolheu 0,5% em taxa anualizada entre janeiro e março. Foi uma queda menor do que a leitura preliminar de uma contração de 1,0% divulgada no mês passado.

Na comparação trimestral, o PIB perdeu 0,1%, superando as expectativas do mercado para uma queda de 0,3%.

O consumo privado, que representa mais da metade do PIB do Japão, aumentou 0,1% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, ante leitura anterior de estabilidade, graças a uma contribuição mais forte das tarifas de telefonia móvel e das vendas de automóveis.

Um aumento nos estoques também sustentou o crescimento, num sinal de que as montadoras e outros fabricantes estavam procurando maneiras de lidar com as pressões da cadeia de fornecimento, disse Takumi Tsunoda, economista sênior do Shinkin Central Bank Research Institute.

Isso ajudou a compensar uma queda de 0,7% nos gastos de capital, mas poderia indicar um menor crescimento do PIB no trimestre atual, à medida que o crescimento dos estoques esfria.