Yellen diz que alguns cortes de tarifas chinesas podem ser justificados, mas sem “panaceia” contra inflação

8 de junho de 2022

 

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que o governo Biden está procurando “reconfigurar” tarifas sobre importações chinesas, mas alertou que tais cortes não seriam uma “panaceia” para aliviar a alta inflação.

Yellen disse a uma audiência do Comitê de Meios e Formas da Câmara dos Deputados dos EUA que o governo Biden estava examinando mudanças nas tarifas da “Seção 301” sobre produtos chineses e no processo de exclusões específicas de bens dessas taxas.

Ela afirmou que mais informações sobre os planos tarifários estarão disponíveis nas próximas semanas, acrescentando que as mudanças estão “sob consideração ativa”.

As tarifas da era Trump de até 25% cobrem centenas de bilhões de dólares em importações chinesas, incluindo muitos bens de consumo, de bicicletas a dispositivos bluetooth e vestuário.

“Acredito que algumas das tarifas… realmente acabaram sendo pagas pelos norte-americanos, não pelos chineses, prejudicando consumidores e empresas norte-americanas”, disse Yellen. “E estamos analisando isso e procurando ser capazes de resolver –reconfigurar essas tarifas de uma maneira que seria mais estratégica.”

Seus comentários indicam que um debate interno no governo Biden sobre a disposição das tarifas ainda está ativo.

Yellen está em desacordo com a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, segundo a qual o futuro das alíquotas deve ser considerado como parte de uma nova estratégia para pressionar Pequim a restringir suas práticas comerciais e econômicas fora do que considera como de mercado.

Tai disse na segunda-feira que conter a inflação é uma questão mais complicada de se conseguir via apenas corte de tarifas.

Yellen disse que, embora alguns cortes tarifários possam ser justificados e possam ajudar a reduzir alguns preços ao consumidor, isso teria um impacto limitado nas altas taxas gerais de inflação de cerca de 8% ao ano, o que ela repetiu ser “inaceitável”.

“Quero deixar claro que honestamente não acho que a política tarifária seja uma panaceia em relação à inflação”, disse Yellen em resposta a uma pergunta sobre tarifas. “Os bens representam apenas um terço do consumo e não está claro exatamente qual seria a incidência e o repasse” dos alívios tarifários aos consumidores.

Uma das questionadoras sobre o tema tarifas, a deputada Stephanie Murphy, democrata da Flórida, apresentou nesta quarta-feira uma legislação que direcionaria o Tesouro a conduzir um estudo sobre os efeitos inflacionários das tarifas, incluindo as tarifas sobre produtos chineses e sobre aço, alumínio, energia solar. painéis, máquinas de lavar e outros bens.