De acordo com a associação, influenciou positivamente o setor de franquias a recuperação da economia em geral. Fatores como o maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, a retomada de hábitos de consumo e de eventos sociais, além da demanda reprimida em segmentos como alimentação e turismo – ao mesmo tempo que delivery e ecommerce não perderam força – foram importantes.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Para André Friedheim, presidente da ABF, os dados positivos reforçam a resiliência e a maturidade do setor. “Mesmo enfrentando os impactos da pandemia e novos desafios, [o segmento] segue resistindo e avança em sua recuperação”.
Entretanto, a inflação de 5,9% no primeiro semestre não passou despercebida pelas franquias. De acordo com a ABF, o setor não fez o repasse integral aos clientes e buscou formas de mitigar seus reflexos. Algumas das medidas foram renegociação de dívidas, troca de fornecedores, alteração no mix de produtos, adoção de novas tecnologias, revisão de processos e uma crescente digitalização.
Expansão das franquias
O índice de abertura de novas unidades foi de 3,7% no período de abril a junho de 2022, ante 3,9% no segundo trimestre do ano passado. Foram encerradas 1,8% das operações contra 1,7% em 2021. Já o nível de repasses de pontos ficou estável, em 0,9% frente a 0,8% na comparação anual.
Todos os 11 segmentos de franquias apresentaram crescimento. O destaque foi o faturamento em Hotelaria e Turismo, com 25,4% de alta. Alimentação vem em seguida, com receita 22,3% maior, apoiada por datas comemorativas como a Páscoa e o Dia das Mães.
Aumento na projeção
Com o resultado, a ABF revisou para cima a projeção para faturamento em 2022, de 9% para 12. Aumento nas unidades saiu de 7% para 8%. Já o crescimento do número de redes, previsto em 5%, continua igual, assim como a alta de 5% em empregos.
“O segundo semestre do ano é tradicionalmente melhor, considerando datas como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal. A expectativa é que o setor de franquias brasileiro ultrapasse a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento neste ano”, diz o presidente da associação.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022