Carteira recomendada: Vale, Assaí e Itaú são as mais indicadas de setembro

2 de setembro de 2022

No total, foram destacadas 42 ações que receberam mais de uma recomendação para janeiro

Regis Duvignau/Reuters

Carteira recomendada: Vale, Itaú e Renner são as mais indicadas para agosto.

A Vale (VALE3) conquistou, pela 23ª vez seguida, o primeiro lugar no levantamento mensal da Forbes das melhores ações para investir no mês. Das 18 carteiras de corretoras e bancos avaliadas, dez incluíram a ação da mineradora em seu portfólio de recomendações.

Apesar da instabilidade do preço do minério de ferro vista nos últimos dias, que foi causada principalmente pela mudança dos estímulos do governo chinês, a previsão do Santander é positiva para os ativos da Vale.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“Esperamos que a demanda pelo minério de alta qualidade continue decente no curto prazo, beneficiando a empresa devido ao incremento do projeto S11D (localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará), que aumentou a oferta da commodity de maior qualidade da empresa”, avalia o estrategista pessoa física do banco, Ricardo Peretti.

O segundo lugar do ranking foi um empate entre Assaí (ASAI3), Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR3/PETR4), com nove indicações cada.

O Assaí chama a atenção dos especialistas por seus investimentos no plano de expansão. “A aquisição das lojas do Extra deve acelerar a expansão do Assaí adicionando localizações estratégicas, onde [a companhia] tem pouca ou nenhuma competição”, explica a XP em relatório.

Também pensando na concorrência, a corretora afirma que o Assaí é a única empresa da Bolsa puramente exposta ao atacarejo, o que também traz algumas vantagens.

No caso do Itaú, alguns fatores como o reforço nas estratégias digitais, o crescimento do crédito e a retomada mais rápida da economia fazem a empresa se tornar atrativa para os investidores.

Para o Inter Research, a Petrobras está posicionada no segundo lugar do levantamento por três perspectivas centrais: crescimento da produção nos campos do pré-sal, baixo custo de extração do petróleo e manutenção da atual política de preços.

“Nossas expectativas para a performance operacional de Petrobras se mantêm, considerando que atualmente a empresa passa por uma de suas melhores fases operacionais. A recomendação se baseia tanto em uma relação atrativa de retorno, visto que determinamos um preço alvo em R$ 46 por ação, bem como um alto dividend yield para este ano e 2023”, explica a analista do Inter Rafaela Vitória.

A terceira posição da lista também também teve empate entre os papéis do Bradesco (BBDC4) e da PRIO (PRIO3), ambos com seis indicações.

Veja o ranking completo:

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022