Ibovespa avança após BC interromper ciclo de alta da Selic

22 de setembro de 2022

O Ibovespa iniciou o pregão de hoje (22) em alta de 0,99%, aos 112.974 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). Por aqui, investidores reagem à interrupção do ciclo de alta da Selic divulgado na véspera pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

O BC decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Com isso, interrompeu o mais agressivo ciclo de aperto monetário desde o início do regime de metas para a inflação em 1999, em decisão que dividiu o Comitê.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A decisão de manter a taxa foi tomada com o voto favorável de sete dos nove membros do Copom. Dois diretores – Fernanda Guardado e Renato Gomes – votaram por uma alta residual de 0,25 ponto percentual dos juros. Foi a primeira decisão não unânime do colegiado em seis anos e meio.

“O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, acrescentou.

Em relação ao comportamento da inflação no país, o Copom ressaltou que o índice continua elevado, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos dos cortes tributários implementados pelo governo.

O Federal Reserve, o banco central norte-americano, também divulgou ontem (21) a decisão de política monetária. O Fed elevou as taxas em 0,75 ponto percentual, em linha com expectativas, mas sinalizou que sua taxa básica subirá para 4,4% até o final do ano e chegará a 4,6% até o final de 2023, uma trajetória mais íngreme e prolongada do que os mercados haviam precificado.

Investidores disseram que o caminho agressivo sugere mais volatilidade em ações e títulos em um ano que já viu mercados em baixa em ambas as classes de ativos, e também destacam riscos de que uma política monetária mais apertada leve a economia dos EUA a uma recessão.

Mais cedo, o Departamento de Trabalho divulgou que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou de forma moderada na semana passada — sugerindo que o mercado de trabalho continua apertado a despeito dos aumentos agressivos da taxa de juros do Federal Reserve para esfriar a demanda.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 5 mil, para 213 mil ajustados sazonalmente na semana encerrada em 17 de setembro.

Os futuros de Wall Street operam em queda nesta manhã. O Dow Jones futuro operava praticamente estável, com variação negativa de 0,01%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq recuavam 0,06% e 0,25%, respectivamente.

“A expectativa para os próximos dias é o mercado precificar o crescimento dos juros nos Estados Unidos nas próximas duas atas do FOMC até o fim do ano”, analisa Rodrigo Cohen, co-fundador da Escola de Investimentos

O dólar caía 0,39% frente ao real, a R$ 5,1511.

Juros também foram pautas do Banco da Inglaterra. OBoE elevou hoje sua principal taxa de juros para 2,25% de 1,75% e disse que continuará a “responder com força, conforme necessário” à inflação, mesmo com a economia entrando em recessão.

O comitê de política monetária do BoE votou por 5 a 4 para aumentar as taxas para 2,25%, com dois membros votando por um aumento para 2,50% e outro defendendo um aperto menor, para 2%.

Os mercados financeiros agora veem uma chance de aproximadamente 75% de que o BoE elevará a taxa bancária novamente para 2,75% em sua próxima reunião em novembro. Antes da decisão, uma taxa de 3% estava totalmente precificada.

> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

(Com Reuters)