'In memorian': bilionários que morreram no último ano

Apresentado por
1 de setembro de 2022
CardilaneCorbis/GettyImages

Lily Safra, Armando Klabin, João Carlos di Genio e José Luís Cutrale saíram da lista de bilionários brasileiros da Forbes em 2022

Armando Klabin (1932- 2021)

Presidente do conselho de administração da Klabin, Armando Klabin morreu em setembro de 2021, aos 89 anos. Ele era filho de Wolff Klabin, um dos primos mais novos dos fundadores da indústria de papel e embalagens.

Armando foi membro do conselho de administração da companhia desde a sua criação, em 1979. Era um dos mais antigos membros da família no comando da Klabin e aparecia na lista de bilionários representando os acionistas do clã. Além de sua atuação empresarial, Armando Klabin era grande jogador de polo, esporte que lhe assegurou uma inscrição no Guinness Book, o livro dos recordes, como mais velho jogador na ativa. Ele foi fundador da equipe Tigres Polo.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

João Carlos di Genio (1939-2022)

Dono de um dos maiores conglomerados de educação privada do Brasil, João Carlos di Genio faleceu de causas naturais aos 82 anos, em São Paulo, em fevereiro deste ano. O empresário fundou o grupo Unip/Objetivo em 1965, quando era estudante de medicina.

Ao lado dos médicos Drauzio Varella, Roger Patti e Tadasi Itto, criou então um pequeno curso preparatório no centro de São Paulo. No ano seguinte, já era referência. Com o tempo, foram criados o Colégio Objetivo, as Faculdades Objetivo (embrião da Unip) e o Colégio Objetivo Júnior. di Genio também era dono do Grupo Mix de Comunicação e um dos maiores proprietários de imóveis da cidade de São Paulo.

Lily Watkins Cohen Monteverde Safra ( 1 9 3 4 – 2 0 2 2 )

Viúva de Edmond Safra (1932- 1999), Lily Safra morreu em julho, em Genebra (Suíça), aos 87 anos. Considerada uma das mulheres mais ricas do mundo, Lily era conhecida por sua atuação em filantropia e como grande colecionadora da arte. Antes de Edmond Safra, com quem foi casada por 23 anos, Lily foi esposa de Alfredo Monteverde (1924-1969), dono da rede Ponto Frio, empresa que herdou e vendeu ao grupo Pão de Açúcar em 2009.

Filha de imigrantes russos, ela nasceu em Porto Alegre (RS) e viveu a juventude no Uruguai, onde conheceu seu primeiro marido, o argentino Mario Cohen, um empresário que residia no país. Com ele, teve três dos filhos. Lily teve ainda um filho com Monteverde.

José Luís Cutrale (1946-2022)

José Luís Cutrale era filho único do fundador da Cutrale, José Cutrale Júnior, morto em 2004 aos 77 anos. Ele faleceu em Londres (Inglaterra) de causas naturais em agosto deste ano, aos 75 anos. Depois de assumir a empresa de laranjas no
lugar do pai, Cutrale diversificou os negócios e empreendeu nos ramos de grãos, logística, bananas, saladas, condimentos, refrigerantes, snacks, financeiro, imobiliário e de saúde.

Atualmente, o império é composto por sete unidades e exporta suco para mais de 90 países. É dono, junto do Grupo Safra, da norte-americana Chiquita Brands, uma das maiores produtoras de bananas do mundo (comprada por US$ 1,3 bilhão em 2012).

Leia também:

A edição 100 da Forbes Brasil, com a lista completa, já está disponível nos aplicativos na App Store e na Play Store.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022