Queda das ações da Snap gera alerta para setor de mídia social

21 de outubro de 2022
Dado Ruvic/Reuters

Snapchat, aplicativo da Snap Inc

As ações da Snap despencavam cerca de 30% nesta sexta-feira (21), após a estimativa divulgada pela empresa de receita estável no quarto trimestre indicar mais desafios à frente para o setor de mídia social, fortemente dependente da publicidade digital.

Por volta de 12h15 (horário de Brasília), a Alphabet, Meta e Pinterest recuavam entre 1,5% e 9%. O Twitter caía 8%, também impactado por noticiário relacionado ao acordo para aquisição da empresa por Elon Musk.

Os analistas reduziram o preço-alvo das ações da Snap, dona do Snapchat, sendo que o Morgan Stanley fixou em US$ 7, nível mais baixo entre os analistas de Wall Street. A ação negociava a US$ 7,4.

A Snap divulgou ontem o seu crescimento de receita mais lento em um trimestre desde a oferta pública inicial de ações (IPO), e não projeta nenhum aumento de receita para o quarto trimestre.

DESAFIOS DA SNAP

A Snap, que vende anúncios por meio de vídeos e uma variedade de filtros, é vista como uma “plataforma experimental” por muitos anunciantes, que tendem a transferir rapidamente o orçamento de publicidade, cada vez mais enxuto, para rivais mais estabelecidos.

“Um [cenário] macro desafiador continua a mostrar anunciantes priorizando plataformas maiores e principais, como Google e Meta, enquanto monitoram a situação do consumidor”, disse Mark Shmulik, analista da Bernstein. Ele acrescentou que os compradores de anúncios reduziram gastos principalmente em plataformas experimentais menores.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Analistas também estão preocupados com a decisão da Snap de reduzir o número de funcionários em 20%.

A equipe da Jefferies observou que a Snap vem aumentando o número de funcionários em mais de 30% durante os últimos quatro trimestres, mas levantou preocupações sobre a capacidade da empresa de atingir metas de crescimento com uma base de funcionários menor.

As ações da Snap mostravam recuo de cerca de 84% até agora neste ano, enquanto Alphabet, Meta e Pinterest acumulavam queda entre aproximadamente 30% e 60%. O Twitter, por sua vez, subia 21% com a perspectiva de Musk comprar a empresa.

“Acreditamos agora que a Snap terá dificuldade em manter o controle de seu próprio destino nos próximos seis a nove meses”, disse Rohit Kulkarni, analista da MKM Partners.