Ações europeias sobem com expectativa de pausa pelo Fed e com reunião do BCE em foco

24 de outubro de 2022
REUTERS/Andrea Comas

Bolsa de Madri

As ações europeias subiram nesta segunda-feira (24) impulsionadas pela expectativa de que o Federal Reserve possa desacelerar o ritmo de aumento dos juros, enquanto os investidores também celebraram a vitória de Rishi Sunak na disputa pelo cargo de primeiro-ministro britânico e aguardam a decisão sobre a taxa de juros do Banco Central Europeu.

Leia também: Rishi Sunak será próximo primeiro-ministro britânico após desistência de rivais

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,40%, a 401,84 pontos, em seu maior nível em quase uma semana, com os setores de serviços públicos, mídia e viagens e lazer na liderança dos ganhos.

Os principais índices de Wall Street avançaram na sexta-feira após uma reportagem que disse que o Fed provavelmente debaterá uma elevação menor da taxa de juros em dezembro.

“Embora seja encorajador que as autoridades do Fed tenham começado a apontar para um fim à vista para os aumentos da taxa de juros, essa pausa permanecerá condicionada a um arrefecimento da inflação e a um afrouxamento do mercado de trabalho. Isso ainda não foi visto nos dados”, disse Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management.

Impulsionando ainda mais o sentimento, Sunak se tornará o próximo premiê britânico depois de vencer a disputa para liderar o Partido Conservador, o que analistas disseram ter aliviado um pouco do nervosismo em torno das perspectivas para a economia do Reino Unido.

O foco desta semana está na reunião de política monetária do Banco Central Europeu, em que provavelmente elevará as taxas de juros em mais 0,75 ponto percentual, enquanto tenta conter a inflação em cinco vezes sua meta, segundo pesquisa da Reuters.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,64%, a 7.013,99 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,58%, a 12.931,45 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,59%, a 6.131,36 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,93%, a 21.982,95 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,79%, a 7.680,50 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,30%, a 5.563,32 pontos.