“Temos expectativas de volumes (de vendas) melhores que no terceiro trimestre…o ajuste (redução) de estoques dos clientes já aconteceu no terceiro e o próximo será o primeiro quarto trimestre pós-pandemia e ainda vamos ter a Copa”, disse o presidente-executivo da companhia, Belmiro Gomes, em vídeoconferência com analistas.
Leia mais: Pague Menos vê sinais de sinergias maiores com Extrafarma e prevê mais aquisições
As ações do Assaí estavam entre as maiores altas do Ibovespa às 12h52, avançando 3,8%, enquanto o índice mostrava ganho de cerca de 1%. A próxima revisão da composição dos índices acionários MSCI pode incluir as ações do Assaí no índice de América Latina, previram estrategistas do Bank of America.
A empresa controlada pelo francês Casino divulgou na noite da véspera queda de 48% no lucro líquido do terceiro trimestre sobre mesmo período de 2021, mas o resultado veio acima do esperado pelo mercado, embalado por crescimento de vendas no conceito mesmas lojas da ordem de 9%.
O grupo tem meta de alcançar receita anual acima de R$ 100 bilhões até 2024. No acumulado deste ano até setembro, o faturamento somava R$ 42,2 bilhões, expansão de 28% sobre os primeiros nove meses de 2021, ou 65 bilhões em termos anualizados.
Ele ponderou que a empresa, porém, vai esperar aberturas adicionais de lojas compradas do Extra e um maior período de maturação. “Talvez na divulgação (do balanço do quarto trimestre) venhamos com um número mais otimista.”
Sobre margens, a diretora financeira, Daniela Papa, afirmou que como o Assaí vai ampliar a abertura de lojas do Extra no quarto trimestre após 14 conversões de julho a setembro, as despesas gerais e administrativas como percentual da receita líquida “ainda ficarão acima de 9%, com certeza”.
Para ressaltar o tamanho do programa da expansão do parque de lojas do Assaí, financiado em parte com a própria geração de caixa, Gomes citou que o volume de concreto a ser consumido pela rede neste ano equivale a “seis estádios do Maracanã”.
O Assaí ainda programa para até o fim do primeiro semestre do ano que vem outras 25 conversões, chegando ao final de 2023 com um parque total de cerca de 300 lojas. O Atacadão tinha até o final de junho deste ano 321 lojas e outras 33 chamadas de “atacado de entrega”.
Questionado sobre o capital de giro para dar conta de formar estoques elevados para essas conversões, o vice-presidente comercial, Wlamir dos Anjos, afirmou que o Assaí tem equilibrado a equação porque as novas lojas, localizadas em pontos bastante urbanizados, têm atraido grande fluxo de clientes.
Além disso, segundo o executivo e Gomes, o Assaí tem conseguido ampliar prazos de pagamento com fornecedores. “A melhoria (no capital de giro) vai ficar visível provavelmente nos números do primeiro trimestre do ano que vem”, disse Gomes.