Ibovespa sobe com investidores ajustando posições antes das eleições

27 de outubro de 2022

O Ibovespa rompeu um ciclo de três quedas seguidas ao fechar em alta de 1,67%, a 114.641 pontos hoje (27). O principal índice brasileiro repercute a divulgação de balanços financeiros e investidores também fazem seus últimos ajustes antes do pleito eleitoral de domingo (30).

O avanço do dia foi generalizado, com ações de educação e varejistas nas maiores altas do Ibovespa, enquanto Vale (VALE3) e outros papéis de commodities figuraram nas perdas.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Régis Chinchila, da Terra Investimentos, afirma que o cenário eleitoral continua tomando conta do mercado e no momento agentes financeiros projetam uma possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“[Esse cenário] poderia favorecer ações vinculadas a consumo de massa e educação, com mais crédito, políticas sociais mais fortes”, diz Chinchila.

Lula tem mantido a liderança nas principais pesquisas de intenções de voto contra Jair Bolsonaro. O Datafolha divulgará hoje de noite uma nova pesquisa sobre o segundo turno da eleição.

Yduqs (YDUQ3) teve a maior alta do Ibovespa no dia, com avanço de 11,14%. Na sequência aparecem IRB Brasil (IRBR3) e Magazine Luiza (MGLU3) com ganhos de 8,14% e 7,93%, respectivamente.

Já a Vale e outras siderúrgicas caíram na esteira das perdas das commodities, que tiveram um dia de desempenho ruim no exterior. O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian caiu abaixo dos US$ 90 por tonelada, um nível de referência importante para a matéria-prima.

Com isso, Vale perdeu 3,56%, Bradespar (BRAP4), holding que investe na mineradora, caiu 3,29% e CSN (CSNA3) recuou 0,53%.

Em Wall Street, os pregões tiveram um desempenho misto, sem direção definida. O Dow Jones fechou em alta após a divulgação de balanços corporativos positivos e recuperação do crescimento econômico dos Estados Unidos no terceiro trimestre. O índice avançou 0,62%, a 32.037,83 pontos.

Já o Nasdaq fechou em queda de 1,63%, a 10.792,67 pontos, após o balanço muito ruim da Meta. Apple, Amazon e Intel divulgam seus balanços hoje.

Por fim, o S&P 500 ficou no meio termo dos dois índices, e fechou em queda de –0,59%, a 3.808,02 pontos.

O PIB norte-americano verificado no terceiro trimestre foi maior do que o esperado (2,6% contra 2,4%) e teve interpretações mistas do mercado.

Por um lado, analistas destacaram a composição ruim (desaceleração em investimentos e consumo das famílias) dos números que ajuda a aliviar a pressão sobre o Federal Reserve, enquanto outros avaliaram que o número dá motivo para o banco central continuar com sua política agressiva, visto que houve crescimento do comércio.

O dólar subiu ante pares (DXY +0,66%, a 110,428) no mercado internacional, mas fechou com queda de 1,39% frente ao real, avaliado em R$ 5,3067.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

(Com Reuters)