Os dez times mais valiosos da NBA em 2022

28 de outubro de 2022
ILUSTRAÇÃO DE STEPHANIE JONES PARA FORBES; FOTOS DE GETTY IMAGES (DA ESQUERDA:) EZRA SHAW, KUNJIANG, PATRICK T. FALLON/AFP, EZRA SHAW, TIM NWACHUKWU

Este ano, o Golden State Warriors, de São Francisco, conquistou a liderança, valendo US$ 7 bilhões, 25% a mais que no ano passado

Há mais de vinte anos a Forbes avalia os times da NBA (National Basketball Association) em busca do mais valioso da liga dos EUA. Desde então, a primeira posição no ranking era disputada apenas pelo New York Knicks e pelo Los Angeles Lakers. Mas isso mudou.

Este ano, o Golden State Warriors, de São Francisco, conquistou a liderança, valendo US$ 7 bilhões (R$ 37 bilhões), 25% a mais que no ano passado. Durante a temporada 2021-22, os Warriors geraram a maior receita, de US$ 765 milhões (R$ 4 bilhões), e o melhor resultado operacional da história da NBA: US$ 206 milhões (R$ 1,09 bilhão). O time ganhou seu quarto título em oito anos e jogou sua primeira temporada completa com a presença de torcedores no novo Chase Center.

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O Warriors atingiu um novo recorde na liga ao arrecadar US$ 150 milhões (R$ 796,23 milhões) em patrocínios e em publicidade nas arenas, o dobro de qualquer outro time. Além disso, a equipe arrecadou mais de US$ 250 milhões (R$ 1,32 trilhão) em assentos premium, de longe o maior número da NBA.

O Knicks, o time mais valioso da liga nos últimos sete levantamentos da Forbes, terminou em segundo lugar (US$ 6,1 bilhões, R$ 32,38 bilhões), seguido por Lakers (US$ 5,9 bilhões, R$ 31,32 bilhões), Chicago Bulls (US$ 4,1 bilhões, R$ 21,76 bilhões) e Boston Celtics (US$ 4 bilhões, R$ 21,23 bilhões).

Em média, as equipes do NBA agora valem US$ 2,86 bilhões (R$ 15,18 bilhões), 15% a mais do que há um ano. O feito é considerado impressionante, considerando que o mercado de ações caiu mais de 15% no mesmo período.

Descontando juros de dívidas, a receita e o lucro operacional de toda a liga para a temporada 2021-22 foram de US$ 10 bilhões (R$ 53 bilhões) e US$ 2,7 bilhões (R$ 14,33 bilhões), respectivamente, ambos recordes.

A NBA está de volta à sua trajetória de crescimento pré-Covid, liderada por patrocínios recordes e por um alto nível de receita publicitária, que totalizou US$ 1,35 bilhão (R$ 7,17 bilhões) na última temporada, também um recorde histórico.

Os valores também foram impulsionados pelo aumento dos múltiplos de valuation ao crescimento da liga, lucratividade e balanços impecáveis. O múltiplo médio para as 30 equipes é de 8,6, contra 7 pré-Covid.

Apenas um time, o Brooklyn Nets, perdeu dinheiro no ano passado. O valor médio da dívida dos 30 times é de apenas 10%. Em outras palavras, comprar um time hoje significa que um proprietário pode rapidamente começar a embolsar dinheiro e nunca mais ter que investir mais um centavo.

Por exemplo, desde que comprou o Houston Rockets em 2017, o bilionário Tilman Fertitta (US$ 7,7 bilhões, R$ 40,87 bilhões), proprietário de restaurantes e do cassino Golden Nugget, em Las Vegas, ganhou pelo menos US$ 60 milhões (R$ 318,49 milhões) por ano, exceto na temporada 2020-21 (quando a pandemia encurtou o torneio regular para 72 jogos e reduziu a participação nos jogos).

Outro exemplo foi a compra do Los Angeles Clippers por Steve Ballmer por US$ 2 bilhões (R$ 10,62 bilhões) em 2014. Alguns anos depois da aquisição do time, o ex-CEO da Microsoft brincou: “Sou um proprietário novo e ouvi dizer que esta é a era de ouro da economia do basquete. Você deveria dizer isso ao nosso pessoal de finanças. Estamos sentados olhando para o vermelho. E eu tenho olhado minhas declarações de imposto de renda, é realmente vermelho.” Hoje, Ballmer não está mais reclamando.

Os Clippers terminaram com folga na temporada passada, e Ballmer está construindo uma nova arena que tem um acordo de direitos de marca de US$ 500 milhões. Os Clippers agora valem US$ 3,9 bilhões (R$ 20,7 bilhões), tendo quase dobrando de valor ao longo dos oito anos de sua liderança.

A fórmula de compartilhamento de receita e o teto salarial da liga ajudam a garantir a sua saúde financeira. O método fez com que equipes de baixa receita dividissem quase US$ 500 milhões (R$ 2,65 bilhões) provenientes de fundos das equipes de alta receita e pagamentos de impostos de luxo na última temporada. Enquanto isso, o soft cap limita os salários dos jogadores a 44,74% da renda relacionada ao basquete da liga.

O crescimento futuro virá do próximo acordo de mídia nacional da liga, que começaria na temporada 2025-26 e deve valer pelo menos o dobro do valor atual de US$ 2,66 bilhões (R$ 14,12 bilhões) por ano com a ESPN e a Turner Sports.

Além disso, há o incipiente NBA Equity, uma nova iniciativa semelhante à 32 Equity, o braço de capital de risco da NFL, que vale mais de US$ 100 milhões (R$ 530,82 milhões) por equipe.

A NBA Equity foi criada para que a liga invista em parceiros existentes ou potenciais, desde startups em estágio inicial até em estágio de crescimento, que ajudarão a impulsionar a inovação e expandir os negócios da NBA.

Entre seus investimentos estão: Sportradar, uma empresa de dados de capital aberto para jogos, mídia e ligas esportivas; Nextiles, participante do programa NBA Launchpad, é uma empresa de tecidos inteligentes, capturando dados com tecnologia incorporada ao vestuário; Sorare, uma empresa de jogos de fantasia baseada em NFT; e New Era, uma marca de estilo de vida e vestuário.

Fontes familiarizadas com a NBA Equity dizem que seu portfólio tem cerca de 20 investimentos que estão se aproximando de um valor agregado de US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões). Dado o tremendo valor e alcance da propriedade intelectual e da marca da NBA, o NBA Equity acabará sendo um ativo muito mais valioso.

Veja os dez times mais valiosos:

#1. US$ 7 bilhões (R$ 37,16 bilhões) – Golden State Warriors

  • Mudança de 1 ano: 25%
  • Lucro Operacional: US$ 206 milhões (R$ 1,09 bilhão)
  • Proprietários: Joe Lacob, Peter Guber

#2. US$ 6,1 bilhões (R$ 32,38 bilhões) – New York Knicks

  • Mudança de 1 ano: 5%
  • Lucro Operacional: US$ 155 milhões (R$ 822,77 milhões)
  • Proprietário: Madison Square Garden Sports

#3. Us$ 5,9 bilhões (R$ 31,32 bilhões) – Los Angeles Lakers

  • Mudança de 1 ano: 7%
  • Lucro Operacional: US$ 115 milhões (R$ 610,44 milhões)
  • Proprietários: Jerry Buss Family Trusts, Mark Walter, Todd Boehly

#4. Us$ 4,1 bilhões (R$ 21,76 bilhões) – Chicago Bulls

  • Mudança de 1 ano: 12%
  • Lucro Operacional: US$ 135 milhões (R$ 716,61 milhões)
  • Proprietário: Jerry Reinsdorf

#5. Us$ 4 bilhões (R$ 21,23 bilhões) – Boston Celtics

  • Mudança de 1 ano: 13%
  • Lucro Operacional: US$ 137 milhões (R$ 727,22 milhões)
  • Proprietários: Wycliffe Grousbeck, Irving Grousbeck, Stephen Pagliuca, Robert Epstein

#6. Us$ 3,9 bilhões (R$ 20,7 bilhões) – Los Angeles Clippers

  • Mudança de 1 ano: 18%
  • Lucro Operacional: US$ 12 milhões (R$ 63,7 milhões)
  • Proprietário: Steve Ballmer

#7. Us$ 3,5 bilhões (R$ 18,58 bilhões) – Brooklyn Nets

  • Mudança de 1 ano: 9%
  • Perda Operacional: -US$ 34 milhões (-R$ 180,48 milhões)
  • Proprietário: Joseph Tsai

#8. Us$ 3,3 bilhões (R$ 17,52 bilhões) – Dallas Mavericks

  • Mudança de 1 ano: 22%
  • Lucro Operacional: US$ 143 milhões (R$ 759,07 milhões)
  • Proprietário: Mark Cuban

#9. Us$ 3,2 bilhões (R$ 16,99 bilhões) – Houston Rockets

  • Mudança de 1 ano: 16%
  • Lucro Operacional: US$ 113 milhões (R$ 599,83 milhões)
  • Proprietário: Tilman Fertitta

#10. Us$ 3,15 bilhões (R$ 16,72 bilhões) – Philadelphia 76ers

  • Mudança de 1 ano: 29%
  • Lucro Operacional: US$ 87 milhões (R$ 461,81 milhões)
  • Proprietários: Joshua Harris, David Blitzer

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