XP entra no Open Finance para personalizar investimentos dos clientes

25 de outubro de 2022
SOPA Images/Getty Images

A corretora informou ter pesquisado a aceitação junto aos clientes e levantou que 87% dos participantes avaliaram que o Open Finance será um benefício para eles ao escolher investimentos

A XP anunciou hoje (25) que está se vinculando ao programa Open Finance para trazer recomendações de investimentos mais assertivas aos seus clientes. A novidade permitirá que os usuários compartilhem com a corretora as informações financeiras de outras instituições, além de permitir o uso do saldo de outros bancos de forma unificada.

“O Open Finance joga a favor do cliente, por isso teremos ferramentas para permitir que ele utilize o próprio dinheiro independentemente de onde estiver, inclusive para realizar investimentos em nossa plataforma”, diz Marta Pinheiro, diretora de Banking Services da XP Inc.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Antes de lançar a integração, a corretora informou ter pesquisado a aceitação junto aos clientes e levantou que 87% dos participantes avaliaram que o Open Finance será um benefício para eles ao escolher investimentos.

“Nós sabemos que ainda é um desafio muito grande mostrar os benefícios do Open Finance ao cliente e chegar a esse 87%. Porém, nós queremos mostrar as vantagens, o valor que isso agrega e todos os novos produtos que eles podem receber com esse compartilhamento de dados”, diz Thiago Pontes, head de Open Finance e API da XP Inc.

Marta avalia que a plataforma de banking da XP também deve se beneficiar da novidade, já que ela permite a entrada de novos produtos financeiros na plataforma do cliente ao entender as suas necessidades.

De acordo com a corretora, as funcionalidades vão se somar às demais linhas de benefícios aos clientes que aderirem ao Open Finance, como a possibilidade de aumento do limite do cartão de crédito, caso o cliente tenha limite pré-estabelecido, e melhores taxas nas suas linhas de crédito.

“Clientes que possuem dinheiro alocado na poupança, por exemplo, poderão receber comunicações sobre produtos de renda fixa com liquidez diária e rentabilidade acima de 100% do CDI para investir dessa forma, caso queiram. Ou seja, poderão acessar investimentos seguros como a poupança, mas podendo ter maiores rendimentos”, diz Pontes.

Para participar do conceito de Open Finance, os clientes devem permitir o acesso da corretora aos seus dados, selecionando como querem que eles sejam usados e quais áreas da XP podem ter acesso às informações. Desta forma, é possível cancelar o compartilhamento a qualquer momento.

A novidade está em período de teste e deve ser disponibilizada para toda a base da empresa até o fim de novembro.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022