Catar proíbe venda de cerveja nos estádios da Copa do Mundo

18 de novembro de 2022
REUTERS/Marko Djurica

É mais dramática das mudanças na política com relação às bebidas na Copa

Os torcedores brasileiros que quiserem comemorar os gols da Seleção tomando uma cerveja geladinha vão ter de ter paciência. Será preciso esperar o fim da partida e voltar para o hotel, onde os bares são autorizados a vender cerveja – em média por R$ 35 a latinha.

Em uma reviravolta abrupta, as autoridades do Catar decidiram que só bebidas sem álcool estarão à venda nos estádios durante a Copa do Mundo. A decisão foi confirmada ao The New York Times na manhã de hoje (18) por um dirigente da Copa do Mundo. O governo do Catar deverá fazer um anúncio oficial ainda hoje. A Copa vai começar no domingo (20).

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É mais dramática das mudanças na política com relação às bebidas na Copa. O Catar, um país muçulmano bastante conservador no assunto, vem endurecendo as regras nas últimas semanas. Isso ampliou a tensão entre o governo e a Fifa. Um dos principais patrocinadores do torneio é a Budweiser. Segundo o The New York Times, a cota de patrocínio da empresa de bebidas, vinculada à Ambev, é de US$ 75 milhões (R$ 410 milhões).

A mudança reforça os argumentos dos críticos da Fifa, que têm questionado sua decisão de realizar o principal evento no Catar, decisão tomada em 2010. A Fifa pode ter perdido o controle das regras do evento. O guia oficial do torcedor informa que “os portadores de ingressos terão acesso aos produtos Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio” por pelo menos três horas antes dos jogos e por uma hora depois.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios vem uma semana depois de outra decisão polêmica. Na segunda-feira (14) o governo ordenou a mudança de local de dezenas de barracas vermelhas com a marca da Budweiser. As tradicionais tendas de bebidas tiveram de ser transferidas para locais mais discretos em os oito estádios da Copa, longe de onde passaria a maior parte dos torcedores.

A Budweiser e a Fifa ainda estão estudando como aplicar a decisão. O mais provável é que as tendas vermelhas sejam trocadas por outras sem marca ou sejam substituídas por azuis, associadas à Budweiser Zero, rótulo sem álcool da cervejaria. Representantes da Budweiser não comentaram.