Aproveito o ensejo do campeonato mundial de futebol para direcionar este espaço a um tema que merece os mesmos olhares atentos que hoje esperam com ansiedade os jogos de futebol: o esporte como um todo.
Quando falamos em educação e sociedade, fica desconexo não citar a importância do esporte como colaborador na formação dos cidadãos, uma atividade social que constrói valores morais, éticos, princípios, além da interação; algo que desperta o espírito de companheirismo e de coletividade.
A Riachuelo é uma marca que tem as pessoas no centro do negócio. Valorizamos o esporte e reafirmamos constantemente nosso posicionamento de acreditar no desenvolvimento social por meio das nossas ações, e não com um discurso invalidado pela falta delas.
Desde 2020, apoiamos as mulheres no esporte. Naquele ano, a Riachuelo se tornou patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino junto à CBF. Em 2021, como parte da estratégia de fortalecer a iniciativa, consolidamos uma parceria inédita com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), apoiando o time verde e amarelo.
Leia também: O que a vulnerabilidade tem a nos ensinar
Nesse espaço, as atletas têm voz para inspirar outras mulheres, sempre observando a complexidade e a amplitude desse tema, que envolve muito mais do que preparação física. A representatividade gera inspiração e reconhecimento, pontos necessários e relevantes para que a nova geração alimente sua motivação e trilhe um futuro pelo caminho do esporte, dando continuidade a esse ciclo feliz de exemplos de superação.
E, falando na ginasta Rebeca Andrade, até 2024, ano das Olimpíadas de Paris, ela receberá nosso apoio oficial, além de ocupar um papel importante dentro da marca.
O potencial de transformação pelo esporte é imenso. Deixo esta reflexão para que estejamos atentos ao nosso papel como agentes de mudanças, direcionando nossos esforços para a elevação e valorização do que para nós é um orgulho nacional: os nossos atletas.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Artigo publicado na edição 103 da revista Forbes, em novembro de 2022.