Ibovespa tem segundo dia de alta após as eleições

1 de novembro de 2022

O Ibovespa fecha novamente em alta nesta terça (1º), véspera de feriado, com avanço de 0,77%, a 116.928,66 pontos, impulsionado principalmente pela Vale e outras ações ligadas a commodities.

Na véspera, o índice de ações fechou em alta de mais de 1%, após Luiz Inácio Lula da Silva vencer a corrida presidencial e o candidato Jair Bolsonaro não contestar o resultado das urnas. Nem mesmo a forte queda de Petrobras e Banco do Brasil tiraram o ímpeto da bolsa.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na visão do especialista em renda variável da Blue3 Rafael Germano, parte relevante do desempenho do Ibovespa hoje reflete sinais de que a China estaria planejando uma suavização das rígidas restrições contra a Covid-19, o que favorece as perspectivas de crescimento para o mundo e beneficia os preços das commodities.

Além disso, Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, afirma que o investidor estrangeiro está animado com uma possível injeção de recursos na economia a partir de janeiro, que poderia estimular o consumo e colocar mais dinheiro na bolsa. Além de valorizar as ações, essa expectativa tem motivado a queda do dólar.

Ontem, a moeda registrou uma queda de 2,5% e hoje aumenta as perdas ao cair mais 0,92%, negociada a R$ 5,1186.

CSN Mineração (CMIN3), São Martinho (SMTO3) e Raízen (RAIZ4) são destaques de altas do índice com 7,58%, 6,64% e 5,13% de avanço, respectivamente. Mas o maior ganho do Ibovespa foi da Copel (CPLE3), após o governo Paraná afirmar que fará estudos para “otimizar investimentos” na elétrica. A empresa subiu 8,92%.

Na ponta de quedas, Cielo (CIEL3) é destaque negativo depois que divulgou seus resultados do terceiro trimestre. Os números mostraram crescimento dos lucros e, em teleconferência, executivos afirmaram que a empresa está recuperando as margens nos negócios de adquirência.

“O papel tem caído bastante hoje em comparação com a valorização recente das ações. A Cielo apresentou alta de 100% nos últimos meses, ou seja, os papéis dobraram de maio até agora”, diz Petrokas. O recuo de hoje foi de 7,73%.

Em Wall Street, a decisão de juros do banco central dos Estados Unidos nesta semana (quarta-feira) é o principal motor das bolsas. O mercado espera uma nova alta de 0,75 ponto percentual, para que o Federal Reserve possa desacelerar o ritmo de alta em dezembro.

Enquanto o Fed não se pronuncia, investidores mantêm cautela. O Dow Jones caiu 0,25%, a 32.650,83 pontos, o S&P 500 perdeu 0,41%, a 3.856,02 pontos e o Nasdaq recuou 0,89%, a 10.890,85 pontos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

(Com Reuters)