Wall Street sobe com foco em dados de inflação e Fed

12 de dezembro de 2022
REUTERS/Brendan McDermid

Wall Street se anima com salto de 2,1% nas ações da Microsoft Corp

Os índices de ações dos Estados Unidos iniciaram uma semana movimentada em tom positivo, com investidores se preparando para dados de inflação e a decisão de política monetária do Federal Reserve, em meio a preocupações com uma recessão iminente.

Grande parte do impulso para os principais índices de Wall Street nesta segunda-feira (12) vinha de um salto de 2,1% nas ações da Microsoft Corp, na esteira dos planos da fabricante de software de comprar uma participação de 4% no London Stock Exchange Group.

Enquanto isso, participantes do mercado esperam que o banco central dos EUA se desvie ligeiramente de sua trajetória agressiva de alta de juros, já que a economia está mostrando sinais de tensão devido às suas recentes ações de política monetária.

Leia também: Ibovespa cai com pressão de commodities 

O resultado da reunião de dois dias do Fed será anunciado na quarta-feira, com os participantes do mercado monetário vendo uma chance de 93% de uma alta de 50 pontos-base nos juros, para faixa de 4,25% a 4,50%, com a taxa terminal chegando a 4,96% até maio de 2023.

Dados com divulgação agendada para terça-feira devem mostrar que os preços ao consumidor norte-americano subiram 7,3% em novembro na comparação anual, arrefecendo em relação ao aumento de 7,7% do mês anterior, enquanto o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve ter moderado para 6,1%, de 6,3% em outubro.

“Certamente existe a preocupação de que uma inflação potencialmente alta possa criar a percepção de que o Fed pode ser mais agressivo em seu aperto”, disse Randy Frederick, diretor-gerente de negociação e derivativos da Charles Schwab em Austin, Texas.

“O mercado está certo de que teremos um aumento de meio ponto, mas acho que (os dados econômicos) mudam a perspectiva do que pode acontecer mais adiante.”

Às 13h19 (de Brasília), o índice Dow Jones ganhava 0,78%, a 33.737,27 pontos. O S&P 500 subia 0,46%, a 3.952,55 pontos, enquanto o Nasdaq avançava 0,25%, a 11.032,04 pontos.