Confiança do consumidor no Brasil inicia 2023 em queda, diz FGV

25 de janeiro de 2023
Paulo Whitaker/Reuters

O Índice de Confiança do Consumidor traduz o ânimo do mercado em relação à produção, investimento, contratação e consumo a partir da avaliação dos consumidores e empresários

Os consumidores brasileiros iniciaram 2023 com queda na confiança em janeiro devido ao pessimismo em relação aos próximos meses, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados hoje (25).

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV teve no mês queda de 2,2 pontos, atingindo 85,8 pontos.

“O resultado reflete o pessimismo em relação aos próximos meses, embora as famílias de menor poder aquisitivo ainda se mantenham otimistas”, ressaltou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

“A percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”, completou.

O ISA (Índice de Situação Atual) subiu ligeiramente de 70,9 em dezembro para 71,1 em janeiro , enquanto o IE (Índice de Expectativas) recuou 3,6 pontos, para 96,7 pontos, retornando a nível abaixo da neutralidade.