Ibovespa não sustenta alta de commodities e fecha em leve queda

23 de janeiro de 2023

O Ibovespa (IBOV) não sustentou a alta e encerrou o primeiro pregão da semana com uma leve queda de 0,27% a 111.737,28 pontos, totalizando R$ 23,5 bilhões em volume financeiro, apesar da forte alta no mercado acionário americano e do bom desempenho do setor de commodities. O índice recuou devido à baixa dos papéis de bancos. Além disso, investidores seguem acompanhando a permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Argentina, com a proposta da criação de moeda comum para transações entre Brasil e Argentina no radar do mercado.

Hoje também foi divulgado o Boletim Focus desta semana, que manteve as perspectivas de das taxas de juros de 2023 em 12,50% em 2022, mas elevou as projeções da inflação medida pelo IPCA de 5,39% para 5,48% em 2023. A projeção de inflação para 2024 também avançou, subindo de 3,70% para 3,84%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O setor das commodities tem sido beneficiado pelo otimismo ligado ao setor de exportações no Brasil, com as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) e do minério de ferro da Vale (VALE3) levando vantagem, ao pressupor que este ano haverá um aumento da demanda asiática. Marcelo Oliveira, sócio-fundador da Quantzed, consta: “A bolsa tem se recuperado muito por conta da reabertura da China, e sabemos que cerca de 40% da composição do Ibov é em empresas de commodities.” O feriado do Ano Novo Lunar, que suspendeu os negócios na China durante esta semana, deverá arrefecer a alta das cotações.

No primeiro dia de pregão sem a participação das Americanas, as ações das varejistas concorrentes Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) tiveram alguns dos melhores desempenhos na bolsa. Magazine Luiza subiu 6,02% e a Via fechou em 5,13%. No mercado à vista, a Americanas esteve entre os maiores ganhos do mercado à vista e subiu 16,90%, a R$ 0,83.

Sobre a situação jurídica das Americanas, Oliveira comenta: “Tivemos uma carta aberta dos controladores da Americanas. Uma carta bem polêmica porque jogaram praticamente no colo da auditoria (…) Vai ser um processo bem longo de investigação.” E acrescenta, ainda, não acreditar ser o momento oportuno para a compra dos papéis, visto que o processo ainda pode demorar muito para nortear a situação.

Além disso, o mercado acompanhou as declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a sua visita à Argentina sobre a criação da moeda comum para facilitar o comércio entre os países. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o plano não tem relação com a ideia do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, de estabelecer uma moeda única. E que esta moeda única também não desvalidaria a moeda nacional em circulação, assegurou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Nos Estados Unidos, Wall Street fechou em alta, abrindo a semana que dá início aos balanços corporativos. Investidores estão de olho nos resultados de Microsoft, Tesla, IBM e Intel nesta semana, em busca de informações sobre o impacto da ameaça de desaceleração econômica em seus negócios. O setor de tech ainda é beneficiado por Netflix e pela fabricante de chips Western Digital.

Na Europa, as ações subiram impulsionadas por empresas de tecnologia, enquanto a visão otimista de que a economia da zona do euro provavelmente evitará uma recessão acentuada ofuscou comentários agressivos de autoridades do Banco Central Europeu.

Na Ásia, o mercado Nikkei, em Tóquio, fecha em alta apesar da falta de liquidez. O restante dos mercados na Ásia permanecerão fechados em decorrência do Ano-Novo Chinês.

(Com Reuters)