85% dos brasileiros querem reduzir gastos com energia, aponta EY

9 de fevereiro de 2023
REUTERS/Wolfgang Rattay

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O custo do consumo de energia elétrica continua sendo um problema para os brasileiros. 85% da população afirma querer reduzir os gastos no setor, de acordo com o estudo Energy Consumer Survey, produzido pela empresa de consultoria EY em mais de 18 países.

A pesquisa apontou que 50% dos entrevistados dizem ter gastado mais energia elétrica no último ano e mais de um terço deles acreditam que estão em situação de pobreza energética, o que significa dedicar pelo menos 10% da renda para o consumo de eletricidade e/ou gás natural.

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Apesar dos números desanimadores, o Brasil ocupa o quinto lugar no Energy Consumer Confidence Index (ECCI), índice que mensura a confiança do consumidor em relação ao mercado de energia, inclusive na transição energética em curso, e seu otimismo sobre a implementação dessas medidas.

No ranking, a China lidera com 77,6 pontos, seguida pela Malásia, com 70,6; Hong Kong, com 69,2; Canadá, com 66,2; Brasil e Austrália, empatados com 65,5 pontos.

No Brasil, a geração Z tem o maior ECCI dentre os consumidores do país, enquanto os boomers são os menos confiantes.

Pensando em energias renováveis, mais de dois terços dos brasileiros dizem estar interessados em assuntos como geração doméstica e novos produtos e serviços voltados ao setor. Dentro desse nicho, 47% dizem que aceitariam pagar mais por produtos sustentáveis, uma queda de 6% em relação ao visto no ano anterior.

“O levantamento indica desafios relevantes para o mercado de energia, demonstrando que o Brasil está conectado a uma agenda global, com uma parcela crescente de jovens consumidores que seguirão exigindo serviços inovadores e sustentáveis por parte das empresas”, diz Ricardo Fernandez, sócio responsável pela indústria de Power & Utilities da EY. “Nesse contexto, repensar seus processos de negócio, além de estar atento aos aspectos culturais das organizações, será fundamental para operar com sucesso no novo mundo de energia, onde clientes cativos, dificilmente, farão parte do dia a dia.”

Energia no mundo

Não são só os brasileiros que têm problemas com a conta de energia. De acordo com o levantamento da EY, em todo o mundo, apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia e a sua acessibilidade.

Entre eles, apenas 22% responsabilizam as tensões geopolíticas pelo aumento dos preços, enquanto para 35% dos participantes, o motivo está nas fornecedoras de energia, que elevaram os preços para obter receitas maiores.

O estudo contou com amostra diversificada em termos de idade e renda, com 18 anos no mínimo e com 75% dos respondentes constando como os pagadores ou titulares da conta de energia.