Ações de commodities pressionam e Ibovespa cai 1,72%

2 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou novamente em queda, de 1,72%, a 110.140,64 pontos, após a mensagem do Copom ontem (1º) sinalizar que os juros vão continuar altos por mais tempo do que o esperado. Além disso, as commodities em baixa no exterior pressionaram as ações das exportadoras.

Em Wall Street, as bolsas fecharam mistas, com o Dow Jones no negativo e a Nasdaq subindo mais de 3%. O Federal Reserve não surpreendeu com seu aumento de 0,25 ponto percentual nos juros, entretanto, a Meta entregou números que ninguém esperava e renovou as esperanças do mercado.

A manutenção dos juros altos ajudou na valorização do real no dia. O dólar à vista fechou com queda de 0,30%, a R$ 5,0454, menor valor desde agosto de 2022. Ao longo do pregão, a moeda norte-americana chegou a cair mais de 2%, a R$ 4,9408.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Apolo Duarte, head da mesa de renda variável da AVG Capital, afirma que o dólar não conseguiu manter o patamar mínimo porque o país ainda tem questões fiscais que não estão bem endereçadas. “O mercado está atento a novas notícias sobre como será o endereçamento da âncora fiscal, por exemplo, que é o que mantém essa oscilação mais forte”, diz.

Na ponta negativa do Ibovespa, os principais destaques foram no setor de commodities. “Tivemos uma realização forte do minério de ferro na madrugada. Isso impacta o setor de siderurgia, principalmente a Vale, que caiu cerca de 4%”, diz Duarte. Ele também vê influência nas quedas mais fortes de empresas de petróleo e celulose.

Vale (VALE3) fechou com queda de 4,62%, enquanto Petrobras perdeu 4,74% nas ações PETR3 e 4,63% nas ações PETR4.

Já na ponta positiva ficaram as companhias aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4). “Esse movimento é muito ligado à queda do dólar, principalmente. Empresas com dívidas em dólar e custos também atrelados ao dólar se beneficiam dessa queda no dia”, diz o head da AVG Capital.

Gol figurou como a maior alta do Ibovespa, ao avançar 13,12%. Na sequência aparece a Azul, com 7,15% de ganhos.

Em Wall Street, o dia foi misto. O PMI Industrial de janeiro mostrou perda de 1 ponto percentual frente a dezembro, para 47,4, e pressionou a bolsa industrial Dow Jones. Entretanto, a Meta divulgou um balanço que superou as expectativas do consenso e jogou a Nasdaq lá para cima. As ações da dona do Facebook chegaram a negociar com mais de 25% de alta ao longo do dia.

Ainda hoje Amazon, Apple e Alphabet irão divulgar os seus números do quarto trimestre.

Em Nova York, o Dow Jones caiu 0,12%, a 34.053,74 pontos, o S&P 500 avançou 1,47%, a 4.179,73 pontos, e o Nasdaq ganhou 3,25%, a 12.200,82 pontos.