Ibovespa abre em alta em dia de decisão sobre taxar os combustíveis

27 de fevereiro de 2023

Ibovespa abre em alta nesta manhã (27), com avanço de 0,38%, a 106.204,66 pontos, após registrar queda de 3% na semana curta do Carnaval. O índice de ações acompanha o movimento positivo das bolsas em Nova York.

Hoje, investidores acompanham o noticiário político, com a reunião do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O assunto debatido será a tributação sobre combustíveis.

A medida provisória que isentou o pagamento de tributos na gasolina e álcool vence em 1º de março. Agora o mercado quer saber se os impostos irão voltar a ser cobrados. Haddad já se posicionou favorável à cobrança, devido ao déficit dos cofres públicos. Sem os impostos, o governo deixaria de arrecadar R$ 28,8 bilhões até o fim de 2023.

Entretanto, uma ala do PT, partido do presidente Lula, é contrária à volta do imposto. Eles alegam que irá pressionar a inflação. “Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, escreveu a presidente do partido, Gleisi Hoffman, no Twitter.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Ao longo da semana, o mercado aguarda outros indicadores econômicos importantes para avaliar o potencial de crescimento econômico no ano. Terá a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre e acumulado do ano pelo IBGE e a divulgação da taxa de desemprego.

A temporada de balanços também seguirá, com os resultados corporativos de AES Brasil (AESB3), EDP (ENBR3) e Pão de Açúcar (PCAR3) após o fechamento de mercado.

Nos Estados Unidos, os índices futuros buscam uma recuperação neste começo de semana, após fortes perdas na semana anterior com o índice de inflação PCE registrando números acima do esperado em janeiro. Combinado com um mercado de trabalho resiliente, a leitura dos investidores é de que o Federal Reserve irá manter o ritmo de aumento dos juros.

Dirigentes do Fed alertaram que as taxas de juros poderão, sim, subir mais e por mais tempo do que o mercado está esperando. A queda dos índices acionários chegaram a 3%, com perdas semanais pela quarta vez consecutiva.

Hoje, por volta das 10h (horário de Brasília), o desempenho dos futuros das bolsas em Nova York era positivo, com o Dow Jones subindo 0,43%, o S&P 500 com alta de 0,48% e o Nasdaq avançava 0,59%. O dólar à vista estava estável no mesmo horário (–0,01%), negociado a R$ 5,1981.