S&P e Nasdaq estendem sequência de perdas, enquanto Wall St se preocupa com taxas

21 de fevereiro de 2023
Kawee Wateesatogkij EyeEm/GettyImages

Essa é a terceira sessão consecutiva de queda das bolsas norte-americanas

O S&P 500 e o Nasdaq fecharam em queda pela terceira sessão consecutiva, com Wall Street também em baixa hoje (21), com investidores interpretando uma recuperação na atividade comercial dos EUA em fevereiro como significando que as taxas de juros precisarão permanecer altas por mais tempo para controlar a inflação.

O Índice de Gerentes de Compras (o PMI, na sigla em inglês) do S&P Global, que reflete a atividade empresarial nos Estados Unidos, voltou a crescer pela primeira vez em oito meses em fevereiro. A leitura de 50,2, ante 46,8 em janeiro, foi impulsionada por um setor de serviços robusto, de acordo com uma pesquisa.

Com a inflação ainda longe da meta de 2% do Federal Reserve e a economia mantendo muito de seu vigor, os participantes do mercado monetário estão revisando para cima, onde veem o pico das taxas dos fundos do Fed – atualmente em 5,35% em julho e permanecendo perto desses níveis ao longo do ano.

Os investidores estarão olhando para a ata detalhada da discussão da última reunião de política monetária do Fed, prevista para quarta-feira, para obter mais pistas sobre as atitudes dentro do banco central em relação às taxas.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 81,85 pontos, ou 2,01%, para terminar em 3.997,39 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 294,72 pontos, ou 2,50%, para 11.492,55. Dow Jones Industrial Average caiu 693,35 pontos, ou 2,06%, para 33.133,34.

Entre os atingidos pelas quedas generalizadas de terça-feira estavam as grandes ações de tecnologia, com a Tesla, Amazon.com , Microsoft Corp e a Alphabet, controladora do Google todos caindo.