The Best Açaí vai abrir 100 lojas em 2023 e prevê faturar R$ 350 milhões

15 de fevereiro de 2023
Foto: The Best Açaí/ Divulgação

Fundadores da The Best Açaí: Mateus Queiroz, Mateus Bragatto e Sérgio Kendy

Em 2017, Mateus Bragatto, Mateus Queiroz e Sérgio Kendy somaram R$ 15 mil de investimento inicial para abrir uma loja de self-service de açaí em Londrina e conseguir renda, já que como recém-formados em Engenharia Civil não estava fácil conseguir emprego. Cinco anos depois, o trio consolidou uma rede de 200 lojas de açaí, que faturou R$ 215 milhões em 2022.

A rede é a The Best Açaí, que oferece açaí e sorvete de produção própria em oito estados do país – Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Kendy, o CEO da The Best Açaí, conta à Forbes que no início das operações, os três amigos faziam tudo, “desde a compra e frete dos insumos até o atendimento ao cliente e limpeza de loja”, diz.

Atualmente, a rede possui 1.900 m² de área construída e produz 20 toneladas de açaí e sorvete diariamente em sua própria fábrica, Amadelli. Neste ano, o objetivo é investir R$ 15 milhões para agregar mais 2.000 m² de estruturar e aumentar a produção própria.

“O projeto de expansão é para julho e com a conclusão conseguiremos atender a capacidade produtiva de 50 toneladas por dia e 170 toneladas de armazenamento”, diz o CEO.

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Também faz parte do plano o aumento no número de lojas. Das 200 unidades em operação hoje, cerca de 180 delas são franquias. O objetivo é inaugurar mais 100 lojas neste ano, com foco maior no modelo para franqueados. O investimento inicial para uma loja da The Best Açaí é de R$ 220 mil, com um retorno médio mensal de receitas de R$ 85 mil, segundo a empresa.

A ideia do modelo de franquias surgiu apenas um ano depois da inauguração da primeira loja. Kendy conta que foi uma demanda dos próprios clientes. “Em quatro meses de operação começamos a ser questionados sobre a abertura de novas unidades em outros lugares. Alguns clientes perguntavam sobre a possibilidade de franquear e vimos uma oportunidade de escalabilidade dos negócios”, diz Kendy.

A frente digital do negócio também está nos planos de 2023. A empresa – que já se considera um grupo pelos negócios das lojas The Best Açaí, a fábrica Amadelli e o modelo de franquias Amabest – está em fase beta de desenvolvimento de um aplicativo para delivery de tecnologia própria.

“Queremos acompanhar e entender o comportamento dos nossos clientes com pedidos personalizados, clube de benefícios, e mais possibilidades de serviços”, finaliza o CEO. O objetivo é terminar 2023 com um crescimento de mais de 60% em relação a 2022, ao atingir um faturamento de R$ 350 milhões.