De acordo com a companhia, parte do crescimento pode ser explicado pelo aumento de 62% na receita com gestão de frotas. Segundo projeções da Veloe, o setor movimenta cerca de R$ 365 bilhões por ano. “Apesar do mercado enorme, apenas cerca de 15% das empresas utilizam soluções de gestão de frotas, o que mostra o potencial desse mercado”, diz André Turquetto, diretor-geral da Veloe. “Essas soluções podem ajudar a reduzir gastos e a melhorar o controle da operação, veículos e motoristas.”
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Além do aumento no número de tags, a Veloe informou que viu sua base de parceiros crescer em 2022, atingindo 1,4 mil estabelecimentos ao portfólio dos clientes, entre eles 26 aeroportos em todo o país.
Free Flow
Para 2023, a Veloe está apostando suas fichas no novo sistema de pedágios das estradas brasileiras, o Free Flow. A novidade, que na tradução literal significa livre fluxo, representa um novo sistema de cobrança sem cancela, que identifica os veículos por meio de tecnologias como das tags e possibilita o pagamento proporcional à quilometragem percorrida de ponta a ponta.
O sistema, que já é utilizado na Europa e nos Estados Unidos, permitirá que o motorista mantenha a velocidade da via, sem a necessidade de desacelerar para passar em pedágios, como acontece hoje nos serviços de tags.
As primeiras experiências em território brasileiro acontecem na BR-101, a Rio-Santos, nos trechos de Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. Neles, foram instalados os pórticos e a previsão é que a cobrança passe a valer em março.
Contando com o crescimento em sua base, a Veloe vem investindo no aperfeiçoamento de seu time interno para encarar as novas demandas. “Estamos estruturando procedimentos internos e investindo em treinamentos para adaptarmos nossos times às novas demandas do free flow”, diz Fontes. “Junto com o modelo de pagamento, sairá na frente quem souber trabalhar bem tanto a comunicação sobre os benefícios do serviço, quanto o pós-venda.”
Além do novo serviço, a marca afirmou que está apostando no lançamento de novos produtos e serviços em 2023 para trazer novas fontes de receita para a companhia.