Dólar passa a subir frente ao real com arcabouço fiscal e setor bancário em foco

17 de março de 2023
Yuriko Nakao/Reuters

Notas de dólar

O dólar tinha alta frente ao real hoje (17), com investidores na expectativa pela divulgação do novo arcabouço fiscal do Brasil enquanto monitoram os temores globais sobre o setor bancário.

Às 11h20 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,48%, a R$ 5,2644 reais na venda.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir hoje, a partir das 15h, com ministros da área econômica para discutir a proposta de arcabouço fiscal.

Lula recebeu a proposta preparada pela equipe econômica na quarta-feira, e afirmou que queria ter o projeto definido antes da viagem para a China mais tarde neste mês.

“Lula continua com enorme dificuldade em levar adiante um arcabouço fiscal crível que possa dar visibilidade à economia, e criar as condições para cortes de juros e maior estabilidade econômica de longo-prazo”, disse em nota a clientes Dan Kawa, CIO da TAG Investimentos.

Enquanto aguardam a nova regra fiscal em meio a dúvidas sobre sua sustentabilidade, investidores seguem de olho no exterior, onde os ativos arriscados mostravam desempenho misto ao fim de uma semana turbulenta.

As preocupações com uma crise bancária diminuíram depois que autoridades dos Estados Unidos e bancos agiram para resgatar o First Republic Bank e o Credit Suisse garantiu suporte ao banco central suíço. No entanto, o colapso do Silicon Valley Bank continuava sendo um ponto de cautela, principalmente diante da incerteza sobre como esse evento afetará a decisão de política monetária do Federal Reserve na semana que vem.

“Neste estágio, não está totalmente claro se as ações das autoridades foram suficientes para conter as preocupações bancárias… Com a volatilidade ainda muito alta, continuamos cautelosos”, disse o Citi em relatório.

A maioria dos participantes do mercado precifica um aperto de 0,25 ponto pelo Fed em 21 e 22 de março, mas uma minoria (30%) não esperava qualquer alteração na taxa de juros norte-americana no encontro de política monetária.

Na véspera, a moeda norte-americana spot fechou o dia cotada a R$ 5,2387 na venda, em baixa de 1,05%.