Liquidez para os consorciados

28 de março de 2023
João Miranda

Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred

A partir da ideia de revolucionar e simplificar não só o segmento de consórcios, mas também a vida dos consorciados, a ConsorcioCred, fintech que atua no ercado secundário de cotas de consórcio há mais de 15 anos, busca, por meio da tecnologia, conciliar as duas pontas da operação. De um lado está quem possui uma cota e precisa vendê-la para ter liquidez imediata; do outro, quem quer uma opção de crédito à vista por meio de uma cota já contemplada ou então quem busca uma forma de investimento com tokens de consórcios.

Fabrício Lomonaco, CEO da empresa, explica que tem como propósito melhorar e facilitar os processos de consorciados do Brasil inteiro. “A ConsorcioCred busca proporcionar uma atenção humanizada tanto para quem precisa vender um consórcio, por precisar se livrar das parcelas daquela cota por algum motivo, quanto para a outra ponta, para o cliente que tem pressa de comprar um consórcio já contemplado e que precisa de segurança, que queira fazer uma operação para atender à realização de um sonho. Foi a partir dessas premissas que a ConsorcioCred nasceu”, diz.

Ao longo de sua trajetória, a empresa se tornou um marketplace na internet especializado em unir quem quer comprar com quem quer vender cotas de consórcio contemplado, não contemplado, em atraso e até mesmo cancelado. Além disso, ela promove a criação e a divulgação de conteúdos relacionados ao segmento, com o objetivo de orientar as pessoas com informações sobre o mercado de consórcios.

Ancorada em um forte investimento em tecnologia, a companhia tem mudado a relação das pessoas com o produto consórcio, segundo o executivo. “Surgimos a partir da necessidade de simplificar esse segmento com transparência e segurança, tratando os consorciados como pessoas e não como mercadorias”, afirma Fabrício. Para ele, “é importante humanizar as negociações, de modo a facilitar os processos e promover a melhoria do mercado, para que, assim, o consorciado tenha liberdade de fazer o que quiser com sua cota”.

Em 2022, a empresa firmou parceria com a maior plataforma de cripto e ativos digitais da América Latina. Com isso, montou sua primeira operação de renda fixa digital com taxas bem acima do CDI. Por meio da estratégia de tokenização de cotas de consórcio, possibilitou a democratização de investimentos que antes eram restritos a grandes fundos e grandes empresas. O lastro da operação se deu a partir de cotas de consórcio já quitadas de grandes administradoras, com prazo de resgate certo e já definido pela Lei do Consórcio.

Com essa nova forma de operação, a ConsorcioCred promete intensificar ainda mais o investimento em compras de cotas. “Existem milhares de consorciados que podem vender seus consórcios motivados por mudanças de planos. Para eles, é interessante vender se precisarem de liquidez imediata, já que as administradoras de consórcio demoram para devolver os recursos já pagos. Quem estiver precisando ou simplesmente preferir receber o montante à vista, pode vender o consórcio com um desconto em relação ao valor já pago. No caso de a cota estar contemplada, existe até a possibilidade de lucro na venda”, afirma o CEO.

O objetivo da ConsorcioCred para 2023 é a criação de um produto digital voltado ao segmento, bem como a expansão da estrutura focada em parcerias com administradoras que, assim como a empresa, busquem inovação. “A ConsorcioCred tem crescido cada vez mais. Quem precisar vender seu consórcio ou tiver pressa na realização do seu objetivo pode ter certeza de que por trás disso terá uma empresa séria, humanizada, que vai tratar o cliente da melhor maneira possível. Não há nada melhor que o cliente falar bem de você.”

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.