Procon-SP divulga lista de empresas com mais reclamações em 2022

15 de março de 2023
Foto: Peter Dazeley/ Getty Images

Procon-SP registrou 740.318 atendimentos ao longo de 2022 por meio do canal online e dos postos presenciais

Esta matéria foi atualizada no dia 16/03 com a resposta da Facily. 

O Procon-SP divulgou hoje (15) o cadastro de reclamações fundamentadas com as empresas mais reclamadas de 2022. Ao todo, 16.745 companhias diferentes receberam alguma reclamação de clientes no ano passado. Destas, a plataforma de compras Facily liderou o ranking, com 26.009 mil registros.

Na sequência aparece a distribuidora de energia elétrica do estado, Eletropaulo/ Enel, com quase quatro vezes menos reclamações do que a Facily: 6.789 no total. A operadora de telefonia Claro/ NET fecha o pódio com 5.233 registros no Procon no ano passado.

A instituição registrou 740.318 atendimentos ao longo de 2022 por meio do canal online e dos postos presenciais. Um total de 177.882 destes atendimentos não tiveram solução por meio de acordos e tornaram-se “reclamações fundamentadas”.

Segundo o Procon, essas reclamações fundamentadas são demandas sem conclusão na fase preliminar, que passam para uma segunda etapa de conciliação com a abertura de um processo administrativo contra a empresa reclamada.

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Ranking do Procon

Em 2021, a Facily ocupou o 17º lugar entre as empresas mais reclamadas no Procon-SP. No ano passado, a empresa subiu para o primeiro lugar isolado em termos de quantidade de reclamações. Dos 26.009 registro, apenas 31% foi concluído, com 17.924 atendimentos em aberto.

Em resposta à Forbes, a empresa informou que os números do relatório do Procon não condizem com a realidade atual dos registros da empresa na entidade.

“A companhia, a partir do segundo semestre de 2022, reorganizou os seus processos e implementou um sistema diferenciado para a resolução de reclamações de clientes. Nos últimos quatro meses, o total de queixas registradas está abaixo de duas por dia. Já em março, até o momento, o registro é ainda menor, de 0,5 em média de reclamação por dia da marca no Procon”, escreveu a Facily em nota à Forbes.

A Eletropaulo, que figura em segundo lugar, tem números menores em todos os quesitos – inclusive de solução. Foram 6.789 reclamações no total, com 15% de índice de resoluções. Um total de 5.746 reclamações se encontram sem solução.

A Claro, terceiro lugar no ranking, apresenta o melhor índice de resolução, com 51,5% de reclamações atendidas. Foram registradas 5.233 atendimentos contra a empresa no ano passado e 2.536 continuam pendentes.

Top 10

1. Facily
Total de reclamações: 26.009
% atendida: 31,09%

2. Eletropaulo/ ENEL
Total de reclamações: 6.789
% atendida: 15,36%

3. Claro/ NET
Total de reclamações: 5.233
% atendida: 51,54%

4. Mercado Livre
Total de reclamações: 4.800
% atendida: 34,58%

5. Vivo/ Telefônica
Total de reclamações: 4.079
% atendida: 47%

6. Bradesco
Total de reclamações: 3.387
% atendida: 31,30%

7. Samsung
Total de reclamações: 3.292
% atendida: 43,50%

8. Via (Casas Bahia/ Ponto Frio/ Extra.com)
Total de reclamações: 3.046
% atendida: 69,27%

9. Itaú
Total de reclamações: 2.929
% atendida: 30,22%

10. Magazine Luiza
Total de reclamações: 2.788
% atendida: 39,28%