Ações europeias sobem com bancos compensando temores de recessão nos EUA

6 de abril de 2023
REUTERS/Sarah Meyssonnier

Fachada da antiga Bolsa de Valores de Paris

As ações europeias subiram nesta quinta-feira (6), antes do fim de semana prolongado de Páscoa, com as ações imobiliárias e de viagens ajudando a superar as preocupações com a desaceleração econômica dos Estados Unidos, desencadeadas por dados fracos.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,51%, a 458,94 pontos, registrando seu terceiro ganho semanal consecutivo, com ações bancárias entre os maiores impulsos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Depois de um forte início de ano, as ações europeias permaneceram sob pressão de venda desde o mês passado, já que a recente turbulência bancária manteve o sentimento de risco frágil, com investidores preocupados com dados econômicos mistos e uma recessão iminente.

Os mercados ainda esperam que o Banco Central Europeu (BCE) continue a aumentar os juros na próxima reunião de política monetária.

“Com o economista-chefe do BCE, Philip Lane, alertando que a inflação dos preços dos alimentos na UE ainda está subindo, a pressão está aumentando por novas altas de juros do BCE nas próximas semanas”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets UK.

Dados econômicos nos EUA sugerem que o mercado de trabalho está sentindo os efeitos da série de altas de juros do Federal Reserve em sua tentativa de esfriar a economia e, ao fazê-lo, conter a inflação.

Os investidores ficarão de olho em um importante relatório de empregos dos EUA, que será divulgado na sexta-feira, em busca de mais pistas sobre as perspectivas para as taxas de juros globais.

Os mercados europeus estarão fechados na sexta e na segunda-feira devido aos feriados de Sexta-feira Santa e da Páscoa.