Ações europeias caem com dúvidas sobre acordo da dívida dos EUA

30 de maio de 2023
Reuters

Pregão na Bolsa de Valores de Frankfurt

Os principais índices europeus caíram nesta terça-feira, após uma baixa nas ações do grupo de alimentos embalados Nestlé e das principais empresas de energia, conforme o sentimento dos investidores foi afetado pela incerteza se o Congresso norte-americano aprovará um acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos para que o país evite um calote catastrófico.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,92%, a 456,63 pontos, a caminho de registrar sua queda mensal mais acentuada este ano, apesar de atingir uma máxima em mais de um ano neste mês.

No entanto, setores que tendem a ser favorecidos em tempos de incerteza econômica, como o imobiliário e o de serviços públicos estavam entre os poucos bons desempenhos.

Um acordo bipartidário para aumentar o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares enfrentará seu primeiro teste no Congresso norte-americano, com o Comitê de Regras da Câmara dos Deputados dos EUA considerando o projeto de lei de 99 páginas nesta terça-feira.

“Tendo digerido o acordo de fim de semana entre os republicanos da Câmara e a Casa Branca, investidores agora analisam se o acordo tem votos para passar pelas respectivas Casas Legislativas”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets.

“Pode ser que chegar a um acordo foi a parte mais fácil, com os interesses partidários de ambos os lados ameaçando ou atrasando uma votação positiva da proposta, antes do novo deadline de 5 de junho.”

Entre as ações, a Nestlé caiu 3,3% depois que a maior empresa de alimentos embalados do mundo contratou a diretora financeira da London Stock Exchange Group (LSEG), Anna Manz, como sua nova diretora financeira.