Ibovespa abre em alta e testa 110 mil pontos

17 de maio de 2023

O Ibovespa iniciou esta quarta-feira (17) em alta e testando o nível psicológico de 110 mil pontos. Os investidores estão focados na votação do projeto do arcabouço fiscal e nos dados econômicos. Por volta das 10h30, o principal índice da Bolsa de Valores registrava uma alta superior a 1%, a 109.500 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava um aumento de 0,10%, sendo negociado a R$ 4,94.

Os investidores estão atentos à votação de urgência do projeto do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, prevista para esta quarta-feira. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse estar confiante na aprovação do projeto com uma ampla margem no Congresso Nacional.

Haddad destacou a boa vontade dos partidos da oposição, considerando o arcabouço como um projeto de Estado, e não vinculado a um governo específico. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também afirmou que o projeto conta com o apoio de líderes de diferentes partidos, incluindo os de oposição.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O mercado também acompanha os últimos dados econômicos divulgados nesta quarta-feira. O volume de vendas no comércio cresceu 0,8% em março em relação a fevereiro de 2023. Na comparação com março de 2022, houve um aumento de 3,2%, enquanto o crescimento nos últimos 12 meses foi de 1,2%. Esses dados constam da Política Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.

O IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) registrou uma deflação de 1,53% em maio, após ter recuado 0,58% em abril, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas). Com isso, o índice acumula uma deflação de 1,99% no ano e de 3,49% nos últimos 12 meses. O IGP-10 serve como uma prévia para avaliar o comportamento da inflação.
Os dados econômicos têm gerado otimismo entre os investidores, uma vez que as vendas no varejo superaram as expectativas e a inflação apresentou queda, o que indica um crescimento econômico sem pressões nos preços, podendo antecipar uma redução na taxa Selic.

Mercados Internacionais

Nos Estados Unidos a discussão sobre o teto da dívida segue na agenda dos investidores locais. Os índices dos EUA estão em queda nesta manhã e o mercado aguarda as negociações em Washington sobre o aumento do teto da dívida.

Já na Zona do Euro, o CPI (índice de preços ao consumidor) avançou 7% nos 12 meses até abril, o que representa uma leve alta em relação a março (+6,9%). Desta forma, os principais índices da Bolsa europeia operam mistas por volta das 10h.

Por sua vez, as bolsas na Ásia encerraram o pregão com variações mistas e o destaque ficou para a Bolsa de Tóquio, que bateu os 30 mil pontos pela primeira vez em 20 meses, com o PIB do Japão no 1º trimestre acima da expectativa.

Confira o comportamento dos principais índices internacionais:

Estados Unidos:

  • Dow Jones: -1,01%
  • S&P: -0,64%
  • Nasdaq: -0,18%

Europa:

  • FTSE100 (Londres): -1,78%
  • DAX (Frankfurt): +0,54%
  • CAC 40 (Paris): +0,20%

Ásia:

  • Nikkei (Tóquio): +0,84%
  • Xangai (China): -0,21%
  • Kospi (Coreia): +0,58%