Vermelhão, de Gusttavo Lima, fatura R$ 31 milhões e mira novos públicos

7 de maio de 2023
Foto: Better Drinks/ Divulgação

Vermelhão: bebida de Gusttavo Lima atingiu 7% de participação de mercado na categoria amaro no primeiro ano de lançamento

Um ano atrás o cantor e empresário Gusttavo Lima entrou para o ramo de bebidas com o lançamento do Vermelhão, um amaro (como o Campari) produzido pela Better Drinks com coparticipação do cantor sertanejo. Em doze meses, o faturamento da bebida chegou a R$ 31 milhões.

Celebridades donas de bebidas não é comum no Brasil, mas é uma tendência lá fora. O ator George Clooney, por exemplo, tem a marca de tequila Casamigos em parceria com a Diageo. O rapper Jay-Z tem uma parceria com a LVMH para o champanhe Armand de Brignac, mais conhecido como “Ás de Espadas”.

O sucesso desses casos e de outros inspiraram a Better Drinks a replicar o modelo no Brasil. O nome de Gusttavo Lima surgiu da indicação de amigos em comum do cantor e do executivo ex-Ambev e sócio da Better Drinks, Felipe Della Negra.

“O Gusttavo é um apaixonado pela categoria amaro e desde o início já sabíamos que o produto com ele seria esse”, diz Della Negra à Forbes. “Até mesmo o nome já estava escolhido desde o início”. Vermelhão é um apelido que o cantor deu para a bebida amaro, em geral, e usava em shows e nas redes sociais.

A bebida da Better Drinks teve a produção acompanhada de perto pelo cantor sertanejo. É uma bebida alcoólica com aroma e sabores de ervas, raízes, cascas de árvores e sementes, reconhecida por seu sabor amargo. Della Negra conta que Gusttavo usou descrições como cheiro de terra molhada e orvalho para descrever suas preferências.

O músico contou à Forbes que participou de perto de todas as etapas da produção. “Eu disse tudo o que esperava de um destilado e acompanhei todas as etapas de produção, definindo a cor, o cheiro e o sabor, garantindo que de fato fosse algo que me representasse.”

Toda a estratégia de lançamento do Vermelhão também foi inspirada na influência do cantor. A divulgação para o público aconteceu em um dos seus shows “Buteco”, no Mineirão, em Belo Horizonte, para um público de 80 mil pessoas. Em paralelo, a Better Drinks firmou uma parceria com o Mercado Livre para a criação de uma loja própria do Gusttavo Lima.

“Todas as lojas e supermercados ao redor do Mineirão já tinha recebido um estoque inicial de Vermelhão no dia anterior para atender o público local. Com o Mercado Livre, disponibilizamos a bebida para o Brasil inteiro”, afirma Della Negra.

Dias antes do lançamento, o cantor sertanejo já anunciava em suas redes a novidade: “Tô lançando uma bebida nova aí que vocês vão se apaixonar. (…) foi feito o gosto, o cheiro, tudo. Tudo ali tem minha infância, tudo do Gusttavo tá naquela bebida”, afirmou para seus fãs.

Durante dois meses o Vermelhão ficou entre os produtos mais vendidos do Mercado Livre em termos de unidades únicas de estoque (chamadas SKUs), segundo Della Negra. Foram vendidas 20 mil garrafas de 740ml.

O sucesso do modelo fez com que a Better Drinks subisse na caravana do Gusttavo Lima e fizesse o mesmo esquema de lançamento nas demais cidades que receberam o show Buteco nos meses seguintes. Atualmente, além do online, a bebida é encontrada em 15 mil pontos de venda e quer chegar a um milhão em cinco anos.

O Vermelhão foi lançado em 23 de abril. Em junho, a Better Drinks já trabalhava em um derivado da bebida: o Vermelhão Tonic.

Esse é um drink pronto para beber, em lata de 220ml, com o amaro misturado a água tônica e essência de casca de laranja. O objetivo era conquistar o público feminino, mais interessado em bebidas doces. Para esse lançamento, a sócia e rosto de divulgação foi a esposa de Gusttavo Lima, Andressa Suita.

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Neste um ano, a bebida do cantor sertanejo vendeu um milhão de garrafas e o Vermelhão Tonic vendeu 500 mil latas. Se tem uma coisa que o Vermelhão não está é no vermelho.

Somando os dois lançamentos, o faturamento foi de R$ 31 milhões. A bebida, que é concorrente direta com a Campari, atingiu 7% de participação de mercado na categoria amaro em um ano. No Sudeste, Della Negra afirma que a participação chega a 13%.

O Instagram da marca tem mais de 236 mil seguidores, quase quatro vezes maior do que os 70 mil da Campari, a bebida tradicional do gênero amaro no país. “Ver hoje a minha própria bebida espalhada por todo o Brasil e fazendo parte de tantos momentos me traz muita realização. Estou animado para os próximos anos e com tudo o que ainda está por vir”, afirma Gusttavo.

Novos públicos

O objetivo da Better Drinks em 2023 é expandir o público do Vermelhão para além do público sertanejo que aderiu à bebida devido ao Embaixador – apelido que os fãs deram para o músico.

“Os números deste primeiro ano mostram que fizemos um bom trabalho. O segundo passo agora é a ampliação para novos públicos e conquistar a adesão dos consumidores apaixonados por amaro, mas que não integram o grupo de sertanejos”, diz Della Negra.

A projeção é de aumentar o faturamento em 30%, para R$ 40 milhões ao fim de 2023.

O sócio não teme a crise econômica que o país vive. Segundo ele, o setor de bebidas não sofre grandes impactos em crises, da mesma forma que não é tão beneficiado em momentos de crescimento. “É um setor que se mantém, e temos o benefício de estar inseridos em segmentos de forte expansão nos últimos anos”, diz.

Della Negra menciona que o segmento de drinks prontos para beber são uma tendência nova e está em franca expansão. Além disso, outras bebidas da marca também navegam em tendências novas, como o vinho em lata Vivant, a cerveja premium Praya e a linha F!VE, de drinks prontos como Mojito, Cosmopolitan e Negroni.

“Nossas categorias são escolhidas para atacar em segmentos que são tendência, que tem ventos favoráveis. São bebidas que estão indo muito bem no mercado e o cenário é positivo como um todo”, diz o sócio.