Dizer a verdade é uma ótima estratégia de vendas

16 de junho de 2023
Jamie Grill/Getty Images

Ser transparente sobre suas dificuldades aumenta a identificação com o consumidor
Foto: Jamie Grill / Getty Images

 

Parece difícil de acreditar nesse título, eu sei, mas é verdade. O que aprendemos normalmente, como empreendedores, é que precisamos parecer ser incríveis sempre para conseguirmos vender mais, e, como uma boa questionadora, quis ver se isso era real mesmo.

Como eu já disse aqui, estou fazendo uma série nas minhas redes sociais, na qual mostro como é ser uma empreendedora digital, e trago os mais diversos temas e aprendizados. Mas o que eu fiz ali de diferente foi fazer as pessoas jogarem junto comigo.

Eu tenho uma meta, que é captar cinco mil leads (ou seja, pessoas interessadas) para o IMATIZE, que é meu treinamento de empreendedorismo digital. O que acontece normalmente no período de captação de leads é que as pessoas produzem conteúdo só falando de seus produtos digitais e cansam a audiência, ou seja, o engajamento cai e acabam dependendo muito mais de colocar grana em anúncios.

Normalmente, no marketing digital, esses conteúdos são focados em mostrar o quão bem-sucedida essa pessoa é, o dinheiro que ela tem, a vida incrível e épica dela e vender exatamente isso para sua audiência. Ou seja, a ideia de que mostrar o sucesso é o que faz o empreendedor vender mais. Mas, se fosse isso mesmo que acontecesse, não iam ter que investir centenas de milhares de reais para converter 1% das pessoas, né?

Como resolvi um problemão

Sabendo de tudo isso, agora estamos na mesma página sobre o porquê de a verdade ser uma ótima estratégia de vendas. Nessa série, eu compartilho todos os dias exatamente quantos leads orgânicos (ou seja, aqueles que não vieram por anúncios) temos e quanto falta para batermos a meta (que era de cinco mil, mas eu quis aumentar com meu público para dez mil). Mostro também o que não dá certo, tem um episódio que eu conto um problemão que aconteceu e como eu o resolvi. Em outros eu falo sobre os desafios e tem vídeos meus chorando ou nervosa. Isso, tecnicamente, afastaria as pessoas, mas não é o que tem acontecido.

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Veja bem, as pessoas gostam daquilo que é real. Buscam se identificar com quem está do outro lado e torcem quando algo de errado acontece com quem elas gostam. Ser totalmente transparente e honesta está sendo a melhor escolha que eu já fiz, tanto para mim mesma como empreendedora, quanto para meu relacionamento com meu público e para o resultado.

Estamos atualmente com 4.041 leads orgânicos, e ainda faltam 13 dias para abrirmos as matrículas para essa turma, além dessa atitude ter trazido mais de 26 mil novos seguidores de forma 100% orgânica. Esses são resultados diretos, mas o maior ganho indireto foi que eu nunca me senti tão próxima dos seguidores e eles tão engajados em algo assim. O negócio de ser verdadeiro me fez vender muito na minha loja de roupas (mais de 800 vendas em oito dias sem tráfego pago) e me aproximou das pessoas que eu queria que estivessem próximas de mim.

Quando o lançamento do IMATIZE acontecer e essa série terminar, venho contar para vocês o resultado final de tudo isso.

O aprendizado que quero deixar é: ninguém torce por quem ganha o tempo todo. Ninguém quer ver quem já tem tudo ter mais um pouco. As pessoas querem se juntar com quem é honesto, quem sofre e mesmo assim persiste, quem está na luta com elas rumo a uma vida melhor.

Se você empreende, teste a verdade como estratégia. Fale sobre alguma dificuldade e peça a opinião de quem te acompanha, mostre alguma conquista com fotos e vídeos e compartilhe o caminho até chegar nela e o que ela representa para você. Faça isso e veja a mágica da verdade acontecer, não só nos resultados financeiros ou de engajamento, mas também no peso que você vai tirar das suas costas de ter que parecer perfeito o tempo todo.

 

Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar três empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.

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