Simple&Co, gestora de restaurantes virtuais, adquire principal concorrente

15 de junho de 2023
Anshul_Sharma_Gettyimages

Delivery de alimentos: crescimento durante a pandemia

Os ingredientes são bem conhecidos, big data e algoritmos. E a receita é simples na teoria, mas de execução difícil: usando informação e tecnologia, atender clientes famintos por uma boa refeição, mas sem apetite para sair de casa e enfrentar o trânsito na rua e a fila no restaurante. Essa é a fórmula da Simple&Co, uma “foodtech” fundada em 2020 que avançou no conceito de “dark kitchen” (cozinhas que servem apenas refeições via delivery).

Para além de apenas usar esses recursos terceirizados, a Simple&Co aproveita a capacidade já instalada de restaurantes existentes para desenvolver marcas virtuais. “Por exemplo, detectamos que a demanda por comida japonesa ou árabe em uma determinada região de São Paulo era maior que a oferta, mas havia outros restaurantes do bairro com capacidade ociosa”, diz Alan Pedroso, um dos fundadores da empresa. “Assim, criamos marcas para aproveitar essa ociosidade.”

Confira quais são as 10 marcas mais valiosas do Brasil 2023

1º - Itaú Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões
2º - Bradesco Valor da marca em 2023: US$ 5,1 bilhões
3º - Banco do Brasil Valor da marca em 2023: US$ 4,9 bilhões.
4º - Petrobras Valor da marca em 2023: US$ 3,9 bilhões.
5º - Caixa Econômica Federal Valor da marca em 2023: US$ 3,1 bilhões.
6º - Vale Valor da marca em 2023: US$ 2,2 bilhões.
7º - Natura Valor da marca em 2023: US$ 2 bilhões.
8º - Skol Valor da marca em 2023: US$ 1,8 bilhão.
9º - Brahma Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
10º - Sadia Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.

Essa estratégia, conhecida pela sigla em inglês DNVB (Digitally Native Vertical Brand), ou marcas nativas digitais, permitiu à Simple&Co faturar R$ 5,5 milhões em 2022. A projeção para 2023 é R$ 14 milhões, número que deve se acelerar com a aquisição da concorrente Clouki, que atua no mesmo setor. “Com o ritmo de expansão planejado e a maturação das lojas, a meta é chegar a um faturamento de R$ 200 milhões na rede em 2025”, afirma André Piva, outro dos fundadores.

Após a aquisição, a empresa tem 14 marcas, cerca de 100 lojas virtuais e presença em 13 estados. A meta é chegar a 500 lojas em um ano. Para financiar a expansão, em setembro de 2022 a startup captou R$ 3,5 milhões em um equity crowdfunding realizado com cerca de 360 investidores por meio da plataforma Captable.

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